Características da anodização pretaA anodização preta é um tipo especial de procedimento que produz metal negro, o que muitas vezes traz benefícios além da anodização normal. Uma forma de tingimento do metal que acontece nesta técnica utiliza sais inorgânicos feitos a partir de metais que transformam o metal negro, e a segunda maneira é utilizar corante orgânico preto; o corante orgânico oferece benefícios limitados. Uma grande vantagem deste tipo de tratamento de superfície é que as tinturas pretas melhoram o reflexo em áreas de alta luz e calor. O metal também tende a corroer muito mais lento do que o metal que tenha sido submetido ao método regular.

Quanto mais fácil e menos benéfico, o método de anodização preto é a utilização de corante preto normal. Este é aplicado logo após o metal ser anodizado. O corante não altera a estrutura do metal anodizado, de modo que os benefícios são limitados e mais fracos do que outros metais negros anodizados.

Embora mais difícil de fazer, o segundo método de anodização preta envolve a utilização de sais metálicos. Estes podem ser adicionados após o procedimento, que é a forma mais comum, ou eles podem ser adicionados durante o processo. Os sais tipicamente são necessários para manter a técnica de anodização estável, mas a anodização preta exigirá o uso de sais de escurecimento especiais. Os sais são capazes de alterar a estrutura do metal, de modo que os efeitos são muito mais fortes quando comparados ao metal enegrecido pelo corante.

Peça em metal anodizada em cor preta

Peça em metal anodizada em cor preta

Metais anodizados normalmente são submetidos a ambientes exigentes e perigosos que têm elevado calor e luz potente. Enquanto o metal anodizado normal pode se expor a esses ambientes e manter sua integridade, a anodização preta prepara melhor o metal, permitindo que ele permaneça incólume mesmo com o calor e a luz. Isto permite que o metal preto anodizado seja usado em sondas, dispositivos ópticos que não podem suportar o metal de branqueamento, e equipamento de cuidados de saúde que devem resistir a altas temperaturas e produtos químicos de limpeza.
----------------------------------------------------
Indicador de empresas:
Soluções de publicidade do portal Manutenção & Suprimentos
----------------------------------------------------------------------------

Outro benefício da utilização do procedimento em questão é a melhor resistência ao desgaste e à corrosão. Isto ocorre devido ao vedante utilizado manter o corante preto ou sal ligado ao metal, e porque a cor preta forma uma melhor barreira sobre o metal quando comparado com outras cores. Isto significa que metais negros anodizados são melhores em condições extremas e não se corroem quando usados como semicondutores ou outros produtos que estão constantemente expostos a uma elevada quantidade de eletricidade.

Autor(es):
Editora

facebook      twitter      google+

Metal Mecânica
 Veja todas as noticias e artigos relacionados a Metal Mecânica