Dicas para otimizar a manutenção preventivaA manutenção preventiva é, muitas vezes, definida de uma forma ineficiente em muitas indústrias. É típico ver que o programa de MP é conduzido por ordens de trabalho ao invés de conduzido por rota de trabalho. Muitas tarefas ainda são feitas enquanto o equipamento está inoperante, porque o sistema foi desenvolvido dessa forma e ninguém nunca questionou se ainda é necessário ou se o projeto comporta modificações.

Como o sistema é de ordem de trabalho dirigida, a execução de tarefas de manutenção preventiva é, frequentemente, muito ineficaz. Por exemplo, um sistema que foi recentemente analisado revelou que a inspeção de seis comutadores de limite sobre uma prensa de lamas por um eletricista leva uma hora por semana. Isto porque o sistema de manutenção preventiva foi ordem de trabalho motivada e emitida uma ordem de trabalho por inspeção e a inspeção inclui o tempo de viagem.

Uma boa inspeção de seis interruptores de limite em fuga em um sistema de rota não deve demorar mais do que cinco minutos e ela pode ser integrada com as inspeções mecânicas da prensa ou ser feita por um operador.

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Claro, todos os fornecedores grandes de sistemas vão dizer que seu sistema pode lidar com rotas de manutenção preventiva de forma muito eficiente, mas essa afirmação raramente é verdadeira. A rota deve ser definida em uma ordem de serviço que combina muitas tarefas, o que é melhor do que no exemplo acima, mas ainda é muito ineficiente, por muitas razões.

Também é muito comum que sistemas separados sejam criados para mecânica, elétrica, instrumentação e controle de lubrificação, sem qualquer integração de tarefas de manutenção. Obviamente, isto resultará na duplicação desnecessária de várias fases do trabalho. Em cima disto, é comum adicionar inspeções por operadores sem remover as inspeções já feitas por operadores para as tarefas preventivas, elétricas e de instrumentação já existentes.

Manutenção preventiva conduzida por rotas de trabalho é mais eficiente

Manutenção preventiva conduzida por rotas de trabalho é mais eficiente

Como otimizar a manutenção preventiva? Você deve usar um sistema que permita compilar todas as atividades de um período com cada número de equipamentos e de impressão e / ou eletronicamente exiba as atividades baseados na rota de manutenção.

Assim, será fácil decidir quais tarefas devem ser mantidas, alteradas ou eliminadas. Para realmente otimizar a manutenção, formação profissional inteligente é sempre importante. Um profissional treinado pode fazer inspeções visuais, auditivas, sensitiva, olfativas, assim como analisar frequência de inspeção e metodologia para decidir se uma tarefa é válida ou não, uma vez que é às vezes mais rentável operar até a avaria e preparar uma ação corretiva quando a quebra ocorre.

Ao priorizar "o quê" e "quando" para executar uma tarefa PM, propomos as seguintes diretrizes:

  • Fazê-lo enquanto o equipamento estiver em operação normal.
  • Se isso não for possível, fazê-lo quando o equipamento está desligado.

Se você seguir este guia, mais de 90% de todas as tarefas de manutenção preventiva podem ser feitas on-the-run, assim liberando valiosas horas durante uma parada.

Para determinar quem deve executar uma tarefa PM, a priorização a seguir é sugerida:

  • Operador
  • Mecânico da área de manutenção
  • Especialista local em manutenção, para análise de vibração, por exemplo.
  • Perito externo, por exemplo, para termovisão ou raios-X.

Seguindo este princípio, serão eliminadas ações duplicadas e desnecessárias. As horas de MP podem ser reduzidas em 50 a 70%, e, ao mesmo tempo, essa iniciativa vai melhorar a qualidade da manutenção.

A melhor maneira de decidir como e quando fazer a manutenção preventiva é a utilização de documentos disponíveis que descrevam o que fazer e por que fazê-lo. Usando esses padrões, é possível reduzir o horário de aprimoramento / implantação e treinamento de 30 a 70%.

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