Potenciometria Potenciometria é um método utilizado na química eletroanalítica para medir o potencial eletroquímico de partículas carregadas. Um sistema de eletrodos é usado para medir esse potencial e detectar íons, enquanto outras substâncias também estão presentes. Dois eletrodos são colocados em uma solução de analito e ligados a um potenciômetro. As medições são sempre feitas quando nenhum ou muito pouca corrente elétrica está presente, de modo que a composição da substância medida não é alterada, tornando possível a análise quantitativa.

Em uma célula eletroquímica ligada pelo potenciômetro, um eletrodo de referência é usado, desde que tenha um potencial independente a partir de qualquer temperatura ou de variáveis de analito. Eletrodos utilizados para referência na potenciometria geralmente incluem hidrogênio calomelano, saturados, ou cloreto de prata.

A finalidade das medições com células eletroquímicas é calcular concentrações de íons usando o potencial do eletrodo, o gás constante universal, a constante de Faraday, a carga dos íons, e a temperatura em Kelvin. Variáveis e constantes são usadas para determinar o potencial de uma substância utilizando a equação de Nernst, criada pela primeira vez no final de 1800. No início dos anos 1900, descobriu-se que o potencial pode ser diferente em cada lado de uma membrana de vidro se as concentrações de íons de hidrogênio variam de um lado para o outro.

Dispositivo com função de potenciômetro e amperômetro

                                      Dispositivo com função de potenciômetro e amperômetro

Alguns instrumentos utilizados no método de potenciometria também incluem medidores de pH. O pH define se uma substância é um ácido, base, ou neutro, a qual pode afetar grandemente as medições de potenciometria. Em uma célula eletroquímica, um eletrodo de referência, chamado de ânodo, tem um potencial independente a partir de qualquer temperatura ou variável de analito. Um eletrodo indicador, muitas vezes referido como um cátodo, é exposto à solução de analito, e o seu potencial varia dependendo dos íons presentes na solução.
----------------------------------------------------
Indicador de empresas:
Soluções de publicidade do portal Manutenção & Suprimentos
----------------------------------------------------------------------------

Eletrodos indicadores podem ser de tipos metálicos ou versões de membrana, que são também chamados de íons de eletrodos seletivos. O potenciômetro é utilizado para conduzir as medições de circuitos com baixa resistência. Para uso com eletrodos de vidro de alta resistência, medidores de pH são adequados para a tomada de medidas eletroquímicas de circuitos de baixa e de alta resistência. Um eletrodo de pH tem de ser embebido em água com a função e tem um efeito importante na potenciometria. Sob as condições certas, as propriedades eletroquímicas de qualquer substância podem ser determinadas por uma célula eletroquímica.

Autor(es):
Editora

facebook      twitter      google+

Elétrica & Eletrônica
 Veja todas as noticias e artigos relacionados a Elétrica & Eletrônica