Tipos de interruptores de proximidadeUm interruptor de proximidade abre ou fecha um circuito elétrico quando fazem contato com ou estão a uma determinada distância de um objeto. São comumente usados na fabricação de equipamentos, em robótica e em sistemas de segurança. Existem quatro tipos básicos de interruptores de proximidade: infravermelho, acústico, capacitivo e indutivo.

Esses dispositivos são usados nos processos de fabricação - por exemplo, para medir a posição dos componentes da máquina. Eles também aparecem em sistemas de segurança, em aplicações como detectar a abertura de uma porta e na área de robótica, onde podem acompanhar um robô ou a proximidade dos seus componentes em relação a outros objetos e orientá-lo adequadamente.

Os switches infravermelhos funcionam através do envio de feixes de luz infravermelha invisível. Um fotodetector na proximidade do comutador detecta quaisquer reflexos dessa luz. Estas reflexões permitem aos dispositivos opções para determinar se há um objeto próximo.

----------------------------------------------------
Indicador de empresas:
Soluções de publicidade do portal Manutenção & Suprimentos
----------------------------------------------------------------------------


Como os interruptores com apenas uma fonte de luz e fotodiodo são suscetíveis a falsas leituras devido a luz de fundo, modelos mais complexos modulam a luz transmitida em uma frequência específica e têm receptores que apenas respondem a essa freqüência. Mesmo sensores mais sofisticados são capazes de utilizar a luz refletida a partir de um objeto para calcular a sua distância a partir do sensor.

Robótica é uma das principais aplicações dos interruptores de proximidade

                                   Robótica é uma das principais aplicações dos interruptores de proximidade

Sensores de proximidade acústicos (ou auditivos) são semelhantes, em princípio, aos modelos de infravermelho, mas usam o som em vez de luz. Eles utilizam um transdutor para transmitir ondas sonoras inaudíveis em várias freqüências em uma seqüência predefinida e, em seguida, medem o comprimento de tempo que o som leva para bater em um objeto próximo e voltar a um segundo transdutor no interruptor. Essencialmente, esses modelos medem o tempo que leva para pulsos sonoros ecoarem e usam essa medida para calcular a distância, como o sonar.

Capacitivo de proximidade muda distância sentido a objetos através da detecção de alterações na capacitância em torno dele. Um oscilador de radio-frequência está ligado a uma placa de metal. Quando a placa se aproxima de um objeto, as mudanças de freqüência de rádio e um detector de freqüência enviam um sinal que “manda” o interruptor abrir ou fechar. Eles têm a desvantagem de serem mais sensíveis aos objetos que conduzem eletricidade do que objetos que não o são.

Os tipos indutivos sentem a distância de objetos através da geração de campos magnéticos. Eles são semelhantes, em princípio, aos detectores de metal. Uma bobina de fio é carregada com corrente elétrica e um circuito eletrônico mede esta corrente. Se uma parte metálica chega perto o suficiente da bobina, a corrente aumenta e o interruptor irá abrir ou fechar de acordo. A principal desvantagem é que eles só podem detectar objetos metálicos.

Autor(es):

facebook      twitter      google+

Automação Industrial
 Veja todas as noticias e artigos relacionados a Automação Industrial