cromagem pretaA cromagem preta é um revestimento de cromo, eletrostaticamente aplicada a uma superfície de metal, tal como a roda de um automóvel ou um tubo de escape da motocicleta. Neste procedimento, o cromo é quimicamente adulterado para atingir a cor preta. A cromagem altamente polida preta é única na sua aparência, exibindo não só a alta refletividade do cromo polido, mas também a "profundidade", que não é facilmente evidente em outros acabamentos polidos. Um acabamento cromado preto é resistente e durável, e fornece uma medida de resistência à ferrugem e à corrosão do metal, principalmente por causa da necessidade de sub-camadas de cobre e níquel .

A cromagem preta altamente polida é usada como acabamento de uma superfície decorativa em partes visíveis de automóveis e motocicletas, bem como em algumas luminárias domésticas e peças como torneiras. O acabamento de cor preta é também utilizado no interior de telescópios e microscópios, e em outras áreas onde a reflexão da luz possa interferir com a utilização dos dispositivos. Este método de tratamento superficial de metal é caro, cerca de três vezes mais caro que cromagem "convencional".

O processo de cromagem preto é tão caro porque o processo, quando feito corretamente, é trabalhoso e demorado. Um objeto a ser cromado deve ser cuidadosamente limpo e preparado para o revestimento em um banho eletrostático, sendo revestido com cobre e níquel, em seguida, antes de o cromo ser aplicado. Depois de cada etapa do processo, o objeto tem de ser preparado para o passo seguinte.

Rodas de carros com cromagem negra

                                                                Rodas de carros com cromagem negra

Os materiais utilizados em ambos os processos de limpeza e de revestimento são cáusticos e perigosos, e muitas vezes cancerígenos, adicionando custos significativos para a conformidade com as normas de proteção do ambiente. Além disso, os compostos químicos utilizados no processo de plaqueamento em si devem ser alterados para dar a tonalidade preta no revestimento final de cromo.
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Há alternativas menos custosas em relação ao procedimento em questão, como combinações de tinta preta e tinta verniz, ou de revestimento em pó. O primeiro é auto-explicativo: a tinta preta é aplicada em camadas múltiplas, então o excesso é retirado. As camadas são lixadas após cada aplicação para alcançar suavidade perfeita e garantir um brilho máximo. O revestimento em pó é mais complexo, envolvendo o revestimento da superfície de trabalho com pó eletrostaticamente carregado, quer por pulverização ou imersão e, em seguida, a superfície se cura com a aplicação de calor, o que funde o pó de modo a formar uma superfície lisa.

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Editora

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