Aplicações de um sintetizador de frequência

sintetizador de frequênciaUm sintetizador de frequência é um dispositivo que produz uma forma de onda com uma frequência determinada por circuitos analógicos ou digitais. O sintetizador mais comum utiliza um oscilador de tensão (VCO), que é controlada por um circuito de bloqueio de fase (PLL), utilizando uma referência de frequência estável. Sintetizadores de frequência são usados na maioria dos equipamentos de telecomunicações e eletrônica, sendo projetados para transmitir ou receber sinais em uma determinada faixa de frequência de uma sub-banda.

A operação é possível direcionando a frequência de um VCO para bloqueio direto ou indiretamente para a referência de frequência. A orientação do VCO é conseguida por uma variável direta de tensão contínua (CC), que é capaz de ajustar continuamente a frequência do VCO. Se a saída de frequência do VCO é demasiadamente baixo, é possível aplicar a multiplicação conforme o necessário. Em aplicações semelhantes, o oscilador controlado digitalmente é um VCO melhorado com características adicionais para uma ampla gama de frequências e características especiais, tais como bloqueio rápido de sinais.

Modelo de sintetizador usado em eletrônica

Modelo de sintetizador usado em eletrônica

Divisão digital de frequência é o processo de utilização de contadores digitais para produzir um fluxo de pontos que é menor em frequência por um número integral com a taxa de entrada. O divisor de duplo módulo usa duas fases para a realização do divisor de resolução necessário na etapa de frequência na saída. Ao definir o divisor direito, a frequência de saída do VCO pode ser dimensionada para baixo e em comparação com a referência para reestabelecer o bloqueio de PLL.

Um sintetizador de frequência simples terá um VCO, uma referência de frequência, um PLL, um divisor, além de circuitos associados. Por exemplo, para gerar uma saída de 10 megahertz (MHz) sinusoidal, a linha de direção está a um nível de corrente direta, de modo que a saída do VCO é de 10 MHz.
—————————————————-
Indicador de empresas:
Soluções de publicidade do portal Manutenção & Suprimentos
—————————————————————————-
A saída do VCO é também convertida em ondas quadradas em níveis digitais para divisão de frequência por 10.000, para se obter uma amostra de 1 kilohertz (kHz), e esta será alimentada por um comparador de fase, juntamente com um sinal de referência 1 kHz. A tensão de erro resultante de DC controla a linha de direção VCO, e o PLL está bloqueado nesta condição.

<

Nenhum comentário

Deixe um comentário

Login

Welcome! Login in to your account

Remember me Lost your password?

Lost Password