O que é tall oilO tall oil é uma substância amarela escura derivada da polpação química de madeiras de pinho. É composta por uma mistura de rosinas, ácidos graxos, esterois, alcoóis e alguns outros materiais não ácidos.

A viscosidade desta matéria-prima de característica oleosa pode variar muito. Ela pode ser usada na sua forma bruta ou processada para produzir inúmeros derivados, tais como sabão, tintas e produtos químicos.

A polpação química geralmente envolve lascas de madeira de cozinha, em uma mistura química conhecida como líquor. Isso produz um tipo de material e sabão, que consiste de breus e ácidos graxos, entre outras coisas.

Quando este processo estiver completo, o liquor negro é normal como subproduto e deve ser separado da polpa. Este material de consistência de sabão pode, então, ser separado mecanicamente a partir do líquor negro. Quando o ácido sulfúrico e o calor são adicionados ao material, torna-se em tall oil bruto.

O processamento desta substância pode levar à produção de vários itens. Existem quatro que são comuns. Quando o óleo bruto é destilado e o teor de colofônia está acima de 10%, é muitas vezes referido como tall óleo de colofônia. Esta substância é usada para fazer borracha, tintas e adesivos.

----------------------------------------------------
Indicador de empresas:
Soluções de publicidade do portal Manutenção & Suprimentos
----------------------------------------------------------------------------


Quando o óleo bruto é refinado e o teor de colofônia é de 10% ou menos o produto resultante é conhecido como tall óleo de ácido graxo. Esse ácido graxo é usado em tintas, solventes e linóleo. Este tipo de ácido graxo é, muitas vezes, considerado melhor do que os derivados de óleos animais e vegetais. Uma vantagem é que os produtos finais produzidos com esta substância tendem a ter cor e viscosidade melhoradas.

O tall oil possui aparência viscosa e pode ser usado em diversas aplicações industriais

O tall oil possui aparência viscosa e pode ser usado em diversas aplicações industriais

Tall oil destilado e piche de tall oil também são produzidos a partir do produto bruto. O produto destilado é usado para campos de petróleo, produtos químicos, aditivos para combustíveis e em revestimentos. Já o piche é usado como um agente emulsionante de cimento e para fazer produtos químicos e biocombustíveis.

Tall oil também tem sido comercializado por alguns como um combustível alternativo. Há alegações de que ele seja biodegradável e produzido a partir de recursos renováveis. Por isso, seria melhor para o meio ambiente do que combustíveis fósseis. Também têm surgido estudos que alegam que esta substância pode ser utilizada em conjunto com combustíveis fósseis e biocombustíveis ou em substituição a eles em sistemas convencionais.

Algumas instalações de polpação não vendem este produto, o que pode ser considerada uma estratégia imprudente, já que o material pode fornecer um fluxo de receita significativo. Retirar o material que faz tall oil pode afetar positivamente os lucros e também melhorar o desempenho das máquinas e equipamentos.

Autor(es):

facebook      twitter      google+

Suprimentos Industriais
 Veja todas as noticias e artigos relacionados a Suprimentos Industriais