Otimização de estoque em armazenagemOtimização de estoques é um tipo de estratégia de gerenciamento de inventário que visa criar o equilíbrio ideal entre a procura de itens mantidos no inventário, ao mesmo tempo mantendo os custos de fornecimento dos itens o mais baixo possível. Muitas abordagens focam no controle de estoque na fixação de limites sobre o número de unidades de um determinado item mantido no inventário, além de acompanhar o uso desses itens para que as encomendas possam ser feitas com os fornecedores na hora certa a fim de evitar atrasos na produção. Inúmeras ferramentas de otimização de inventário diferentes podem ser utilizadas neste processo, com o software de gestão de inventário sendo um dos mais eficazes.

O processo de otimização de estoques normalmente exige a criação e o respeito às orientações específicas que ajudam a identificar quantas unidades de um determinado item devem ser mantidos na mão, a fim de beneficiar o processo de produção. Para conseguir isso, é importante abordar a questão do uso. O uso é simplesmente o número de unidades de um determinado item que são consumidos ou utilizados dentro de um período de tempo especificado. Por exemplo, uma engrenagem específica pode ter de ser substituída uma vez por semana, a fim de manter os níveis de produção ótimos.

Um sistema de otimização é essencial no controle de estoque

                                         Um sistema de otimização é essencial no controle de estoque

Junto com o uso, a otimização de estoques também deve considerar o processo de encomenda para repor o estoque. Os fornecedores podem exigir certo período de tempo previamente para processar um pedido, especialmente para itens que devem ser feitos. Por exemplo, se o fornecedor de engrenagem requer duas semanas para processar e entregar as engrenagens, o gerente pode definir um ponto de reabastecimento e armazenagem que chama para uma nova encomenda quando o número de unidades na mão for dois.
----------------------------------------------------
Indicador de empresas:
Soluções de publicidade do portal Manutenção & Suprimentos
----------------------------------------------------------------------------

Quando a otimização de inventário é gerida de forma eficaz, os negócios se beneficiam de várias maneiras. Ao evitar a acumulação de um estoque elevada, a empresa paga menos impostos sobre esse inventário. A combinação estratégica de estabelecer limites e estratégicas que ordenam com base na utilização significa que a produção nunca está atrasada devido à falta de recursos. A empresa também pode evitar os custos de armazenamento associados com a manutenção de estoques desnecessariamente elevados, ou até mesmo liberar espaço na própria fábrica para outros usos que não o armazenamento de itens inventariados.

Autor(es):
Editora

facebook      twitter      google+

Armazenagem & Logística
 Veja todas as noticias e artigos relacionados a Armazenagem & Logística