O que é apropriação de lucrosTambém conhecida como apropriação do lucro líquido ou atribuição de ganhos, uma apropriação de ganhos é um tipo de estratégia contabilística que visa documentar a ligação que existe entre os lucros acumulados gerados por uma empresa dentro de um prazo especificado e a quantidade de lucro líquido que é gerada dentro desse mesmo período.

Este tipo de cálculo é frequentemente útil quando se trata de identificar o montante dos lucros líquidos, que serão destinados para o pagamento de dividendos aos investidores. Uma das vantagens desta abordagem é que ela permite que a empresa reserve ou adeque fundos que normalmente teriam sido utilizados para pagamento de dividendos, mas que estão sendo desviados para cobrir outras obrigações, em conformidade com os termos e condições que se aplicam às emissões de ações.

----------------------------------------------------
Indicador de empresas:
Soluções de publicidade do portal Manutenção & Suprimentos
----------------------------------------------------------------------------


Um exemplo comum de como funciona a apropriação de ganhos é considerar uma situação em que uma empresa toma um empréstimo que contém determinadas disposições sobre reembolso e a utilização dos fundos da empresa para dividendos para a duração desse empréstimo.

Neste cenário, as condições do empréstimo incluiriam o que é conhecido como um pacto restritivo, que essencialmente o credor com um status de prioridade que substitui a prioridade dos acionistas. Ao longo do empréstimo, os fundos serão retidos ou apropriados dos lucros da empresa para liquidar o empréstimo, efetivamente reduzindo a quantidade de lucros usada para calcular os dividendos pagos aos acionistas durante o tempo que o empréstimo está em vigor.

Apropriação de lucros é uma estratégia ousada para empresas

                          Apropriação de lucros é uma estratégia ousada, mas benéfica para empresas

Uma dotação de lucro também pode ocorrer em outras situações, com base nas disposições contidas nos documentos fundadores da empresa. Em alguns casos, pode ser possível alocar parte dos lucros de certos projetos, deduzindo o valor do montante utilizado para determinar o montante dos pagamentos de dividendos.

Normalmente, as situações deste tipo requerem a aprovação por um conselho de administração ou órgão semelhante e em alguns casos pode até exigir uma votação dos acionistas para aprovar o projeto. Como as leis e regulamentos de investimento variam um pouco de um país para o outro, as situações em que a apropriação de lucros pode ocorrer devem estar em conformidade com as normas vigentes.

Embora no curto prazo, uma apropriação de lucros pode parecer para reduzir o valor do benefício que os investidores recebam de titulares de partes, esta estratégia ajuda as empresas em manterem-se viáveis no mercado e financeiramente sólidas.

Ao longo do tempo, tende a ajudar, na verdade, os investidores, uma vez que uma empresa que comercializa o bem no mercado irá gerar maiores lucros durante um longo período de tempo. Isto significa que os investidores podem desfrutar de um fluxo constante de dividendos sobre esse período mais longo.

Autor(es):

facebook      twitter      google+

Economia
 Veja todas as noticias e artigos relacionados a Economia