Diferença entre ponto de ebulição e ponto de fusão

Diferença entre ponto de ebulição e ponto de fusãoTanto o ponto de ebulição como o ponto de fusão são propriedades da matéria. Eles desempenham um papel muito importante quando se trata de descrever os materiais.

Pontos de ebulição e de derretimento são características que surgem devido à interação entre as moléculas da substância em particular. Estas interações são conhecidas como forças intermoleculares, pesos moleculares e forma das moléculas da substância. Existem várias aplicações de ponto de fusão e ponto de ebulição: desde a produção de velas até panelas de pressão. Ponto de ebulição e ponto de fusão são dois fenômenos envolvidos na mudança de estado da matéria.

O ponto de ebulição é uma propriedade de um líquido. O ponto de ebulição é definido como temperatura, em que a pressão do vapor do líquido é igual à pressão externa sobre o líquido.

—————————————————-
Indicador de empresas:
Soluções de publicidade do portal Manutenção & Suprimentos
—————————————————————————-

Idealmente, um líquido colocado em uma área de vácuo teria seu ponto de fusão em zero graus Kelvin (zero absoluto). Quanto maior a pressão externa, maior é o ponto de fusão.

Esta é a teoria por trás das panelas de pressão. Uma panela de pressão é um dispositivo em que o vapor da água aquecida é aprisionado no interior do recipiente. A elevada quantidade de vapor aumenta a pressão externa sobre o líquido. Esta pressão elevada resulta em um ponto de ebulição maior.

Este método é muito útil, especialmente em altitudes elevadas. Uma vez que a pressão atmosférica é menor em grandes altitudes, a água irá ferver entre 80° C – 90° C. Isto fará com que as refeições cozinhem. Um líquido ferve quando excede a sua temperatura de saturação para a pressão de saturação correspondente. Temperatura de saturação é definida como a temperatura correspondente à maior energia térmica que o líquido pode conter, sem alterar o seu estado de vapor à pressão dada.

Ponto de ebulição e ponto de derretimento têm a ver com a temperatura da substância

Ponto de ebulição e ponto de derretimento têm a ver com a temperatura da substância

A temperatura de saturação é também equivalente ao ponto de ebulição do líquido. A ebulição ocorre quando a energia térmica do líquido é suficiente para quebrar as ligações intermoleculares. O ponto de ebulição normal é definido como a temperatura de saturação à pressão atmosférica. O ponto de ebulição varia apenas entre o ponto triplo e o ponto crítico do líquido.

Já o ponto de fusão é uma propriedade de um sólido. O ponto de fusão é definido como a temperatura em que um sólido se transforma em um líquido. Mais precisamente, o ponto de fusão é a temperatura em que o estado líquido e o estado sólido permanecem em um equilíbrio térmico um com o outro. O ponto de fusão e o ponto de congelamento de uma substância não podem ser os mesmos. Por exemplo, ágar funde a 85° C, mas solidifica em 31° C a 40°C. Ligações intermoleculares e peso molecular, na maior parte, definem o ponto de fusão. Alguns sólidos, como o vidro, não têm um ponto de fusão específico. Eles simplesmente passam por uma transição suave de sólido para líquido.

Qual é a diferença entre o ponto de fusão e ponto de ebulição?

O ponto de fusão (ou derretimento) é uma definição para os sólidos, quando se transfere do estado sólido ao estado líquido.
O ponto de ebulição é definido para os líquidos como uma mudança de estado do líquido para o gás.
Ponto de ebulição é altamente dependente da pressão externa, enquanto que o ponto de fusão independe da pressão externa.

<

Nenhum comentário

Deixe um comentário

Login

Welcome! Login in to your account

Remember me Lost your password?

Lost Password