O que é blindagem nuclear

blindagem nuclearO termo “blindagem nuclear” é usado de duas maneiras diferentes. No primeiro sentido, refere-se a uma propriedade vista em átomos expostos a um campo magnético. No segundo sentido, refere-se à utilização de materiais de proteção que são destinados a limitar a exposição à radiação para as pessoas e equipamentos em ambientes onde os materiais radioativos são utilizados.

Na questão física, a blindagem nuclear ocorre quando o movimento dos elétrons em torno do núcleo de um átomo é alterado por um campo magnético. Isto cria um efeito de blindagem leve, conforme um campo magnético é criado em torno do núcleo, e do próprio núcleo é blindado. Esta propriedade desempenha um papel na ressonância magnética nuclear e em outros campos de estudo interessantes na física.

Quando as pessoas discutem blindagem em termos de equipamentos de proteção, este método é projetado para impedir que a radiação ionizante de algo penetrante, que é sensível a ele, ou para limitar a radiação ionizante numa área específica. Em equipamentos de raios-x dentários, por exemplo, o próprio equipamento é blindado para focar o feixe de raios-X, de modo que os pacientes não experimentem a exposição desnecessária aos raios-x. Pacientes e técnicos de raios-x também usam aventais de chumbo para protegê-los de qualquer radiação espalhada.

Materiais, equipamentos e vestimentas de blindagem atômica

Materiais, equipamentos e vestimentas de blindagem atômica

Em instalações onde as pessoas trabalham com materiais radioativos, a blindagem atômica tem inúmeras formas. O equipamento que é sensível à radiação pode ser blindada de modo que não seja danificada por radiação errante, e para evitar leituras imprecisas que possam ser criadas através da exposição à radiação. Muitos trabalhadores usam vestuários de proteção, e salas inteiras podem ser protegidas com chumbo e outros materiais.

Este procedimento de blindagem também é usado em recipientes que são concebidos para serem utilizados no transporte de materiais radioativos. Estes recipientes devem ser adequadamente protegidos, de modo que não exponham as pessoas e equipamentos à radiação quando são movidos ao longo do seu percurso. Estes contentores classicamente incluem ampla proteção, além de limpar as etiquetas de advertência que indicam que os conteúdos são perigosos e precisam ser manuseados com cuidado.
—————————————————-
Indicador de empresas:
Soluções de publicidade do portal Manutenção & Suprimentos
—————————————————————————-
A exposição à radiação ionizante pode ser perigosa, mesmo com a blindagem atômica. Por esta razão, as pessoas que estão em risco de exposição geralmente usam marcas que são usadas para monitorar a exposição à radiação acumulada. Estas marcas são lidas periodicamente para confirmar que a exposição está dentro de níveis razoavelmente seguros. Se alguém foi superexposto, uma investigação será realizada para descobrir o porquê, como a exposição excessiva pode ser causada por defeito de blindagem ou equipamento defeituoso que precisa ser reparado para promover a segurança de todos.

<

Nenhum comentário

Deixe um comentário

Login

Welcome! Login in to your account

Remember me Lost your password?

Lost Password