Usos da madeira de demoliçãoMadeira de demolição ou recuperada foi retirada de estruturas arquitetônicas existentes e reutilizada para novos usos. Estes novos usos incluem elementos decorativos ou estruturas funcionais em casas, escritórios e outros edifícios. Trata-se de uma forma de reciclagem, já que o método não corta árvores vivas para gerar esta madeira.

A madeira reciclada é geralmente obtida a partir de estruturas que são abandonadas ou têm demolição iminente. A indústria de madeira reciclada teve um crescimento explosivo nos últimos 20 anos.

----------------------------------------------------
Indicador de empresas:
Soluções de publicidade do portal Manutenção & Suprimentos
----------------------------------------------------------------------------


Até o século XX, a madeira era o principal material de construção usado em todo o mundo, porque estava amplamente disponível, durável e facilmente moldado em várias formas. Ao longo dos séculos, enormes florestas foram derrubadas para atender às demandas das populações crescentes e cidades em rápido crescimento. Foi apenas a partir de então que os outros materiais, como aço e concreto, começaram a ser produzidos em quantidades suficientes para substituir a madeira na construção civil. Muitas estruturas construídas antes desse período ainda estão de pé. Enquanto alguns têm valor histórico e continuam a ser utilizados, outros são abandonados ou estão inadequados para utilização, especialmente em localidades rurais.

Durante décadas, o procedimento padrão para as empresas que demoliam prédios urbanos, tais como antigos engenhos, ferrovias ou fábricas, era de eliminar os destroços em aterros ou lixões. Estruturas rurais foram simplesmente deixadas para apodrecer. No entanto, nos anos 1980 e 1990, o crescente interesse na reciclagem e nas questões do meio ambiente levou alguns construtores empreendedores a repensar esse conceito. Simplificando, se uma estrutura ainda está de pé depois de 100 anos, a maioria de seu material é provavelmente ainda estruturalmente sólida. Muitas empresas começaram a colheita de madeira nestes locais para novo uso em projetos de construção.

Madeira de demolição oferece um acabamento esteticamente agradável em móveis e construções

Madeira de demolição oferece um acabamento esteticamente agradável em móveis e construções

A madeira de reciclagem é, muitas vezes, altamente resistente a fungos, insetos e umidade, seja através de um tratamento químico prévio ou propriedades naturais. Regenerada, a madeira muitas vezes tem uma beleza que não está prontamente disponível na madeira recém-cortada.

A madeira de demolição geralmente tem que ser tratada logo que tenha sido recuperada de sua localização original, com limpeza e remoção de anexos indesejados, tais como pregos velhos, além de ser cortada e remodelada para seu novo uso.

A madeira reutilizada tem aplicações em qualquer tipo de construção moderna. Praticamente qualquer função da madeira convencional na construção civil poder ser substituída pela madeira recuperada, como móveis, escadas, painéis (principalmente com características rústicas), pisos e revestimentos, portas, tampos e balcões e acessórios e detalhes.

Esse tipo de madeira também pode receber acabamento diferenciado em laca ou detalhes em vidro, o que proporciona um visual arquitetônico bem interessante.

Autor(es):

facebook      twitter      google+

Construção Civil
 Veja todas as noticias e artigos relacionados a Construção Civil