Características do respirador descartávelUm respirador descartável é um dispositivo que muitos trabalhadores utilizam para respirar com segurança ao trabalhar com materiais perigosos.

Ele funciona como um dispositivo de filtração, permitindo que as partículas de ar passem através da máscara enquanto ela filtra poluentes nocivos. Apesar de um respirador descartável se assemelhar a uma máscara de pó genérica, considera-se um dispositivo com maior grau de especificações regulamentadas.

Respiradores descartáveis são mais versáteis, porque estão disponíveis em um único tamanho que deve caber em todos os usuários. Cada dispositivo consiste em uma máscara de espuma macia e uma cinta de cabeça. Muitos respiradores também possuem faixas adicionais para assegurar o ajuste apropriado e cobertura máxima.

Um clipe nasal, que muitas vezes indica o grau e a força de uma máscara especial, está também muitas vezes incluído. Por causa de seus recursos extras, respiradores descartáveis muitas vezes custam mais do que as máscaras convencionais.

Construção civil é uma das indústrias em que a segurança respiratória é importante

                        Construção civil é uma das indústrias em que a segurança respiratória é importante

A fim de ser considerado um respirador descartável, o produto deve abranger tanto o nariz como a boca. Deve caber na face do usuário sem folga, impedindo a passagem de partículas de poeira e poluentes, com exceção de oxigênio. Embora estes dispositivos ofereçam segurança para os trabalhadores, algumas partículas podem ainda ser inaladas durante o uso da máscara, então um respirador descartável não pode impedir totalmente que elas sejam inaladas.

Um respirador industrial pode efetivamente filtrar partículas, tais como cinzas, fumaça e fuligem, impedindo o trabalhador de inalar esses materiais perigosos. Respiradores também podem proteger as pessoas de alguns líquidos que apresentam vapores, como tinta spray. Esmalte e vapores de laca podem também ser filtrados por essas máscaras protetoras. Baixos níveis de mofo podem também ser removidos a partir do oxigênio que passa através de um respirador descartável.

----------------------------------------------------
Indicador de empresas:
Soluções de publicidade do portal Manutenção & Suprimentos
----------------------------------------------------------------------------


Alguns respiradores descartáveis oferecem a funcionalidade de controle do clima. Isto permite ao produto manter uma temperatura confortável para o usuário. Tal conveniência impede o superaquecimento do funcionário enquanto ele usa a máscara, o que pode acontecer com um modelo de respirador convencional. Como muitas pessoas que usam um respirador descartável também são obrigadas a usar óculos de segurança, a maioria dos modelos vem equipada com uma válvula de exalação para evitar que as lentes embacem com a respiração.

Existem algumas circunstâncias em que um respirador descartável pode não funcionar corretamente. Pessoas com barba, bigode ou piercings grandes podem não receber toda a extensão da proteção que oferece uma máscara de proteção. Pessoas com problemas respiratórios, como asma ou enfisema, podem não ser capazes de respirar bem enquanto estiverem usando esses tipos de respiradores. Pessoas com essas condições médicas devem consultar um médico antes de usar uma destas máscaras.

Autor(es):

facebook      twitter      google+

Segurança do Trabalho
 Veja todas as noticias e artigos relacionados a Segurança do Trabalho