e-readerLeitura eletrônica é qualquer tipo de leitura feita através de um dispositivo portátil digital, conhecido como um leitor eletrônico, ou e-reader. Inúmeros fabricantes de eletrônicos oferecem dispositivos para leitura eletrônica, e os usuários podem carregar esses aparelhos com material de leitura como romances, livros didáticos, jornais e revistas.

As vantagens da leitura eletrônica incluem a capacidade de armazenar um grande número de textos em um único dispositivo leve e também para acessar novos textos instantaneamente. Em contrapartida, os leitores eletrônicos necessitam de carga, podem apresentar problemas de exibição, não podem ser usados durante as viagens aéreas, e nem sempre são compatíveis com todos os textos eletrônicos.

Uma variedade de dispositivos de leitura eletrônica varia em suas características e aparência. Em geral, no entanto, os e-readers são leves o suficiente para serem manejados por períodos significativos de tempo, e pequenos o suficiente para que possam ser facilmente guardados em uma bolsa ou maleta. Estes dispositivos são projetados a fim de oferecer uma experiência semelhante à de ler um texto em papel e que assegure recursos variados que não são fornecidos por um livro tradicional.

Tipo de leitor eletrônico chamado Kindle

Tipo de leitor eletrônico chamado Kindle

O painel frontal da maioria dos leitores é uma tela que exibe o texto carregado no leitor. Durante uma sessão de leitura eletrônica, o usuário visualiza uma versão digital do seu texto escolhido na página, e o leitor abre uma tela de cada vez, virando as páginas conforme o usuário toca na tela.

Existem várias vantagens para leitura eletrônica em vez de ler textos em papel. Primeiramente, a maioria dos e-readers têm a capacidade de armazenar centenas ou mesmo milhares de livros, revistas, jornais e outros textos. O tamanho compacto da maioria dos leitores também significa que a leitura eletrônica pode ser mais fácil do que a leitura tradicional. Além disso, textos eletrônicos são normalmente acessados através da tecnologia de Internet, o que significa que os usuários de e-readers podem adquirir novos textos em questão de minutos.
----------------------------------------------------
Indicador de empresas:
Soluções de publicidade do portal Manutenção & Suprimentos
----------------------------------------------------------------------------

É importante notar que a leitura eletrônica também tem certas desvantagens. Os e-readers são geralmente equipados com uma tela monocromática, que carece de uma luz de fundo ou um computador de tela LCD. Este primeiro tipo de tela requer iluminação externa em condições escuras, enquanto o segundo tipo é difícil de ver em condições muito brilhantes, e pode causar fadiga ocular com o uso prolongado. Além disso, os e-readers são alimentados por baterias que devem ser carregadas de forma intermitente. Finalmente, os editores ainda têm de estabelecer um formato padrão para textos eletrônicos e, consequentemente, a maioria dos e-textos são compatíveis apenas com certos leitores eletrônicos.

Autor(es):
Editora

facebook      twitter      google+

Tecnologia & Inovação
 Veja todas as noticias e artigos relacionados a Tecnologia & Inovação