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Uso do motor de relutância

O rotor e o estator de um motor de relutância são compostos de um material magnético que é altamente maleável, tal como o aço silício.

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motor de relutânciaUm motor de relutância é um motor elétrico que produz pólos magnéticos temporários em seu rotor. É assim chamado porque ele usa a relutância magnética para gerar torque. A principal vantagem deste tipo de motor é que ele produz uma alta densidade de potência para um dado custo. A principal desvantagem é que este dispositivo tende a gerar torque com baixa velocidade de ondulação, o que produz o ruído.

O uso de motores de relutância tem sido tradicionalmente limitado pela complexidade de sua concepção e pelo seu método de controle. Avanços em ferramentas de design de computador ajudaram a superar as limitações de projeto destes motores. O custo decrescente dos microprocessadores forneceu estes motores com controle adequado a um custo aceitável. Estes microprocessadores utilizam parâmetros tais como a posição do rotor, de corrente e de tensão para controlar o motor.

O rotor e o estator de um motor de relutância são compostos de um material magnético que é altamente maleável, tal como o aço silício. O estator e o rotor contêm projeções numerosas, que produzem os pólos magnéticos. O rotor contém menos pólos que o estator. Isso impede que todos os pólos se alinhem ao mesmo tempo, o que impede a geração de torque do motor. A disparidade entre o número de pólos do rotor e o número de pólos do estator também reduz a ondulação de torque.

Exemplos de motores de relutância magnética

Exemplos de motores de relutância magnética

O montante máximo de relutância magnética ocorre quando um pólo de rotor em um motor de relutância está exatamente entre os dois pólos do estator. Esta posição é também conhecida como posição completamente desalinhada do pólo do rotor. A quantidade mínima de relutância magnética ocorre quando, pelo menos, dois pólos do rotor se alinham com, pelo menos, dois pólos do estator. Esta posição é conhecida como posição alinhada ao pólo do rotor.

Estes equipamentos de relutância mais modernos usam a mudança para controlar aspectos de comportamento do motor, como iniciá-lo, operando-se de modo suave e especificando a sua velocidade. Algumas variações deste tipo de motor são capazes de usar corrente trifásica alternada (AC).
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Um motor de relutância síncrono tem o mesmo número de pólos do estator e de pólos do rotor. Orifícios nas áreas do rotor produzem fluxo baixo para conseguir esta igualdade entre o estator e o rotor. Este tipo de motor de relutância, tipicamente, contém quatro ou seis pólos. As perdas de energia dos rotores são muito menores do que aquelas em motores de indução, porque o rotor não contém quaisquer peças que conduzem eletricidade.


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