tear mecânicoUm tear é uma ferramenta usada para tecelagem de fios em tecidos. Existem muitos tipos de teares, incluindo os manuais, os de quadro e tear vaivém. Um tear mecânico, outro tipo de tear, é uma ferramenta mecanizada que utiliza um veio de acionamento para a alimentação. Inventado por Edmund Cartwright na Grã-Bretanha, em 1784, o tear mecânico permitia aos fabricantes criar têxteis muito mais rapidamente do que com ferramentas manuais. Este dispositivo se tornou uma das máquinas que definem a Revolução Industrial.

Um tear funciona mantendo os fios longitudinalmente, o que é chamado a urdidura, sob tensão. Os fios verticalmente orientados são ligados a dois ou mais feixes que se movem para cima e para baixo, separando os fios de urdidura um do outro, e criando um espaço chamado de derramado.

Outro segmento, chamado de trama, é enrolado em carretéis denominados bobinas. No início do século 20, o tear sem lançadeiras, também conhecido como tear florete, foi inventado. Este tipo de tear move a trama através do galpão usando jatos de ar ou água, barras de aço, ou um serviço de transporte fictício que deixa um rastro de fios em vez de usar uma trama.

O Tear de Jacquard, introduzido por volta de 1803, utilizava cartões perfurados para permitir que o tear criasse padrões complexos na trama, e é visto como um precursor de conceitos de programação de computadores.

Tipo de tear usado em indústria têxtil

Tipo de tear usado em indústria têxtil

Alguns inventores fizeram outras melhorias, culminando com o Tear Lancashire, um tear semi-automático inventado por James Bullough e Kenworthy William, em 1842. O Tear de Lancashire produzia um tecido de alta qualidade por um custo menor, e foi amplamente usado até o século 20.

O desenvolvimento de teares no início do século 19 foi um grande impulsionador do movimento ludita, mas alguns artesãos britânicos temiam que seus meios de subsistência seriam destruídos pela nova tecnologia. Os salários na indústria têxtil cairam, e trabalhadores menos qualificados foram contratados para operar os teares. Os luditas protestaram, destruindo os teares e de lã e moinhos de algodão.
----------------------------------------------------
Indicador de empresas:
Soluções de publicidade do portal Manutenção & Suprimentos
----------------------------------------------------------------------------

Enquanto os teares de potência são mecanizados, a fonte de energia, que lhes permite funcionar, varia. Originalmente, estes teares eram movidos pela água, mas depois de algum tempo, esta água se transformou em energia a vapor e, eventualmente, teares movidos a ar foram criados.

Autor(es):
Editora

facebook      twitter      google+

Máquinas & Equipamentos
 Veja todas as noticias e artigos relacionados a Máquinas & Equipamentos