descarga eletrostáticaUma descarga eletrostática (ESD) é uma transferência de energia entre dois objetos carregados de forma diferente. A maioria das pessoas tem experimentado ESD na forma de choque estático. Além de ser surpreendente, a ESD pode causar sérios danos à eletrônica, e por isso muitos fabricantes instalam salvaguardas para proteger contra os efeitos da descarga. Existem alguns passos consumidores devem tomar para evitar isso, especialmente em torno de veículos a motor.

A descarga eletrostática ocorre quando dois objetos com um número diferente de elétrons, o que provoca uma diferença de potencial de energia, quando um encontra o outro. Quando dois objetos em estreita proximidade entre si constroem um grande campo eletrostático, este também pode resultar em uma EDS. Seres humanos em movimento podem construir uma taxa estática surpreendentemente alta.

Porque é um fenômeno elétrico, a ESD pode danificar os componentes de elétrica. A descarga é acompanhada por calor intenso, embora os humanos não sintam. Este calor, no entanto, pode causar danos graves para pequenos componentes elétricos quando uma ESD é focada sobre eles. O pulso elétrico que constitui o núcleo de um ESD também age como uma onda de energia em dispositivos elétricos, e pode danificar permanentemente o sistema.

Descarga eletrostática por raios

Descarga eletrostática por raios

Isto é especialmente uma preocupação na indústria de computadores, onde muitos componentes são enviados em sacos antiestáticos para evitar danos, e os técnicos são incentivados a descarregar a eletricidade estática antes de realizar este trabalho. Além disso, muitas fábricas utilizam piso especializado, que serve para dissipar a eletricidade estática, ao invés de permitir que os trabalhadores possam coletá-lo.
----------------------------------------------------
Indicador de empresas:
Soluções de publicidade do portal Manutenção & Suprimentos
----------------------------------------------------------------------------

A maneira mais simples de prevenir a descarga elétrica em casa ou no chão da fábrica, ou em um veículo, é a utilização de aterramento. A base universal em uma fábrica irá também desviar uma carga antes que ele possa acumular e causar ESD. Os trabalhadores podem usar tiras de aterramento e sapatos com capacidade de aterramento ao caminhar sobre um chão de terra e com bancadas aterradas. Além disso, as fábricas devem controlar os níveis de umidade, porque a descarga é muito mais provável de ocorrer em áreas de baixa umidade. A utilização de um terreno sólido irá permitir que a energia eletrostática se descarregue inofensivamente e de uma forma controlada, evitando danos.

Autor(es):
Editora

facebook      twitter      google+

Elétrica & Eletrônica
 Veja todas as noticias e artigos relacionados a Elétrica & Eletrônica