AsteróidesMineração de asteróides é o processo de extração de materiais valiosos de organismos relativamente pequenos e densos que orbitam o Sol, conhecidos como asteróides. Embora o processo tenha sido estudado e especulado por um longo tempo, é um empreendimento que ainda tem de vir a ser concretizar. Inúmeros desafios técnicos, financeiros e jurídicos devem ser superados a fim de mover a mineração de asteróides fora do reino da ficção científica e para a realidade científica.

O estudo astronômico de asteróides através de espectroscopia telescópica envolve a análise de luz que é refletida em sua superfície. Materiais diferentes absorvem e refletem a luz em frequências diferentes, e cada material tem uma assinatura espectroscópica pela qual pode ser identificado. Com base nos resultados da pesquisa por meio da espectroscopia telescópica, os cientistas acreditam que os asteróides sejam compostos de diversos minerais valiosos.

Alguns destes minerais são relativamente comuns, como ferro e níquel. Outros são mais raros, como ouro e platina. A riqueza das matérias incrustadas nos asteróides é uma razão que impulsiona os planos de desenvolvimento de mineração de asteróides há décadas. Há que se observar como o processo pode ser rentável o suficiente para que isso seja viável.

Asteróides podem conter minerais valiosos

                                                        Asteróides podem conter minerais valiosos

A colonização do espaço é outra motivação para o desenvolvimento da mineração de asteróides. Romper a gravidade da Terra é uma tarefa muito intensiva em energia e muito cara. Não seria prático desenvolver uma presença substancialmente humana no espaço para sempre e transportar todos os recursos necessários para lá. Em algum momento, colonos devem utilizar os recursos de extraterrestres para fabricar o que eles precisam a fim de viver no espaço. A mineração de asteróides é uma forma potencial de obter as matérias-primas de que necessitam.

Enquanto as formas possíveis de extração de recursos de asteróides continuem sendo pesquisadas extensivamente, a mineração de asteróides, na prática, ainda está longe. Os desafios técnicos, como o transporte de confiança, as condições de sobrevivência e como extrair materiais em ambientes de baixa gravidade, ainda devem ser resolvidos.
----------------------------------------------------
Indicador de empresas:
Soluções de publicidade do portal Manutenção & Suprimentos
----------------------------------------------------------------------------

Ainda que este método de mineração não seja ainda uma realidade científica, é caracterizado extensivamente em obras de ficção científica. Alguns tipos de obras, enquanto ficção, podem servir como uma saída criativa para os experimentos de pensamento que poderiam, em última análise, influenciar o desenvolvimento real da mineração em asteróides.

Autor(es):
Editora

facebook      twitter      google+

Mineração
 Veja todas as noticias e artigos relacionados a Mineração