Ácidos inibidores de corrosão em metaisÁcidos inibidores, em termos de fabricação e manuseio de metal, têm a função de prevenir a corrosão e a ferrugem nessas peças. Basicamente, são produtos utilizados para permitir a proteção contra a corrosão de metais a partir de fortes ácidos, como o ácido clorídrico, ácido nítrico, ácido sulfúrico, ácido sulfâmico, ácido fluorídrico, ácido fosfórico , etc, e ácidos orgânicos, tais como ácido cítrico, ácido oxálico, ácido fórmico, ácido tartárico, etc.

Estas são algumas das aplicações dos compostos inibidores de corrosão:

  • Limpeza da instalação industrial com ácido
  • Trocadores de calor, caldeiras e equipamentos de descalcificação
  • Ajuste do pH ácido
  • Operações de decapagem
  • Remoção de CaCO3 em poço de petróleo em acidificação
  • Ácido inibidor HCL (família 213, família 213 especial, família 214, família 103, família 52)
  • Inibidor de corrosão por ácido sulfúrico (Rodine 130)
  • Inibidor de corrosão por ácido sulfâmico (Rodine 31A, Rodine 102)
  • Inibidor de corrosão para decapagem ácida (famílias 85, 95, 50, 55 Rodin, 130)


Inibidor de ácido cítrico vem do ácido orgânico fraco que atua como um conservante natural é também usado para adicionar um sabor azedo ou ácido aos alimentos e bebidas não alcoólicas. Em bioquímica, a base conjugada do ácido cítrico, citrato, é importante como um intermediário no ciclo do ácido cítrico, e portanto ocorre no metabolismo de praticamente todos os seres vivos.

----------------------------------------------------
Indicador de empresas:
Soluções de publicidade do portal Manutenção & Suprimentos
----------------------------------------------------------------------------


O efeito de inibição de ácido cítrico no comportamento à corrosão do alumínio em solução 2M de NaCl (pH 2) foi estudada com a ajuda de técnicas de polarização potenciodinâmica, impedância eletroquímica e resistência de polarização linear. Os resultados experimentais mostraram que o ácido cítrico inibe a corrosão do alumínio em solução de NaCl e a eficiência de inibição depende da sua concentração.

A eficiência aumenta com a concentração de ácido cítrico até um valor crítico de 1,0 × 10M. Em concentrações mais elevadas, a eficiência de inibição reduz novamente com concentração crescente. O mecanismo de inibição foi atribuído à absorção de ácido cítrico para a superfície do metal no momento da limpeza e descalcificação. São necessárias máquinas de alta qualidade que assegurem a precisão na formação das misturas.

Compostos químicos ácidos protegem metais da ferrugem

Compostos químicos ácidos protegem metais da ferrugem

Ácido acético é um composto orgânico com a fórmula química CH3CO2H (também escrito como CH3COOH). É um líquido incolor que, quando diluído, é também chamado de ácido acético glacial. Ácido fórmico (também designado por ácido metanóico) é o mais simples de ácido carboxílico. Sua fórmula química é HCOOH ou HCO2H. É um importante intermediário na síntese química e ocorre naturalmente, principalmente no veneno de picadas de abelhas e formigas.

Comportamento de corrosão de cobre tem sido investigado em diferentes composições de ácido fórmico e ácido acético a 30 ° C por um método de potenciostática. A taxa de corrosão máxima foi encontrada em ácido mol / o 20-40 fórmico e em 20 de ácido mol / o acético em misturas de solução aquosa. A taxa de corrosão dependia da concentração de um ácido. Observa-se que o ácido fórmico tende a ser mais corrosivo do que o ácido acético. O metal exibiu comportamento ativo-passivo no intervalo de concentração de ácido 30-70 mol / o de HCOOH na mistura de solução. Uma curta gama de passividade potencial com uma densidade de corrente elevada foi observada para o metal nas misturas de solução de ácido HCOOH, enquanto em misturas solução de ácido acético o metal exibiu apenas a dissolução ativa.

O ácido acético e ácido fórmico são os ácidos totalmente orgânicos mais usados para fins de limpeza suave, de ajuste do pH e de descalcificação.

A dosagem depende do produto, da aplicação do tipo ácido, da concentração e da temperatura de funcionamento. As taxas específicas de dosagem e método serão especificadas por especialistas responsáveis.

Autor(es):

facebook      twitter      google+

Metal Mecânica
 Veja todas as noticias e artigos relacionados a Metal Mecânica