Resistência à compressão A resistência à compressão é uma medida da capacidade que um material tem de resistir a forças de compressão, quando é espremido lateralmente. Testes de materiais podem determinar o grau de resistência à compressão de um material em condições ótimas, utilizando-se um dispositivo especializado que aplica cargas de pressão conhecidas como cargas de pressão para matérias de interesse.
 
Concretos, materiais isolantes, pedra e várias formas de madeira podem ser testados para resistência à compressão. No teste, os técnicos irão tomar nota de quando os sinais de fadiga, como rachaduras e dobra, começam a aparecer. Eles também gravam o ponto de falha, ou seja, onde o material se rompe. Vários testes são executados para confirmar as descobertas iniciais e gerar uma série de leituras. Especialmente com materiais naturais como a madeira, que pode nem sempre ser consistente, é importante encontrar o intervalo em que o material normalmente enverga para se chegar a uma classificação razoável.

Os materiais podem ser submetidos a grandes forças de compressão em suas estruturas, de modo que o peso da estrutura cria pressão lateral intensa, especialmente durante eventos como tremores de terra e tempestades pesadas. A resistência à compressão pode ser também uma preocupação com os veículos e embarcações, que vão desde ônibus espaciais aos veleiros. Estas embarcações necessitam de capacidade para lidar com níveis variáveis de pressão em diferentes momentos durante a operação e sem falhar, e, assim, os materiais de construção utilizados devem ser cuidadosamente testados.

Teste de resistência de compressão de concreto

Teste de resistência de compressão de concreto

Um rating de força compressiva pode ajudar um engenheiro a decidir sobre a melhor escolha do material, depois de considerar outros fatores como flexibilidade e resistência à corrosão. Gráficos com dados sobre materiais de construção comuns estão disponíveis através de organizações profissionais e comerciais, que trabalham com materiais de construção. Também é possível obter as especificações do produto a partir de um fabricante que fornece a informação detalhada sobre as propriedades dos materiais que ele processa e produz. Esta informação, em muitos casos, inclui uma discussão sobre os métodos de ensaio.
----------------------------------------------------
Indicador de empresas:
Soluções de publicidade do portal Manutenção & Suprimentos
----------------------------------------------------------------------------

Na fabricação, testes periódicos são aproveitados para controle de qualidade. Para que os técnicos chequem se os produtos estão de acordo com as normas de produção quando saem da linha de manufatura, os testes fornecem resultados eficazes aos interessados. Em locais como canteiros de obras em construção, os trabalhadores também pode executar testes de mancha antes de iniciar um projeto, confirmando que, por exemplo, um lote de concreto satisfaz as necessidades de uma dada aplicação. Se o material falhar no teste, pode estar com defeito, e a empresa de construção civil poderá ter direito a um reembolso ou substituição do produto pelo fabricante.

Autor(es):
Editora

facebook      twitter      google+

Construção Civil
 Veja todas as noticias e artigos relacionados a Construção Civil