Resistência à flexão do concreto

Resistência à flexão do concretoResistência à flexão é a capacidade de um objeto de ser dobrado sem obter grandes deformidades. Com um experimento padrão chamado de teste de três pontos é possível calcular a resistência à flexão de um objeto. Por exemplo, uma laje de betão retangular é colocado em duas plataformas paralelas. Em seguida, aplica-se outro objeto de carga sobre a parte central do betão, entre as plataformas e, gradualmente, aumenta-se a pressão até a ruptura do concreto. A resistência à flexão do betão é estimada com base no peso da carga que recolhe o betão, a distância entre as plataformas e a largura e espessura do objeto a ser testado.

A resistência à flexão de um objeto também se correlaciona com a sua resistência à tração, ou a capacidade do objeto de ser esticado sem alterar significativamente a sua forma. Quando um objeto é feito para se dobrar, é também de algum modo esticado, embora apenas em uma área localizada. Em campos de trabalho, tais como a construção e engenharia, conhecer as forças de flexão e de tração de um material é importante a fim de certificar-se que o material é suficientemente forte para utilização em estruturas. Objetos duros, mas frágeis, tais como madeira, concreto e plástico, são usados com mais frequência na construção de objetos elásticos e dúcteis, como o ouro, a borracha ou a prata, por isso é mais importante avaliar os pontos fortes com relação à flexão e à tração.

Testes de flexão de bloco de concreto

Testes de flexão de bloco de concreto

Em teoria, as forças de flexão e de tração de um objeto seriam em gamas semelhantes, se houver homogeneidade nos materiais utilizados, o que significa que as substâncias utilizadas são misturadas em forma igual. Se as substâncias não são uniformemente misturadas, em seguida, a flexão e resistência à tração podem variar drasticamente em diferentes áreas do objeto. Outro fator que pode mudar em relação à flexão e à tração de um objeto são os defeitos. Por exemplo, uma corda com fibras rasgadas pode aumentar a sua resistência à tração, conforme as fibras se esticam mais, mas pode diminuir a sua resistência à flexão, especialmente quando a carga é aplicada sobre a área onde as fibras são mais fracas.
—————————————————-
Indicador de empresas:
Soluções de publicidade do portal Manutenção & Suprimentos
—————————————————————————-
Fatores como temperatura e umidade também desempenham um papel importante quando se trata de alterar os pontos fortes. Normalmente, a temperatura mais fria e o ar seco fazem um objeto mais duro e mais frágil, diminuindo assim as suas forças de flexão e tração. Quanto mais quente a temperatura e a umidade, mais aumenta a umidade em um objeto, tornando-se mais adaptável e elevando suas forças de flexão e tração.

<

Nenhum comentário

Deixe um comentário

Login

Welcome! Login in to your account

Remember me Lost your password?

Lost Password