Escória granulada de alto fornoUm subproduto do processo de fabrico, quando o aço e o ferro são derretidos, a escória granulada de alto forno é mais vulgarmente utilizada nos produtos de cimento. Também conhecido como GGBS ou GGBFS, o pó seco é produzido por moagem do produto que resulta da imersão da escória de ferro fundido. Escória é o termo aplicado aos resíduos produzidos durante o processo de fundição de ferro.

Escória granulada de alto forno e cimento portland (OPC) são normalmente combinados para formar dois produtos de cimento. Destes dois produtos, o mais utilizado é Cimento Portland de alto-forno (PBFC), que contém aproximadamente 30% de escória de alto forno. O produto é conhecido como Cimento Alternativo de Alto Forno (HSBFC), e que contém uma maior concentração de escória de alto forno, geralmente até 70%. Ambos os produtos são usados para fazer os lotes de betão pronto para aplicações estruturais.

Existem vários benefícios para a utilização da escória granulada de alto forno em aplicações concretas. Estas vantagens vão além da sustentabilidade ambiental a ser adquirida com a utilização de um produto residual secundário, em vez de um material de fonte primária. A inclusão da escória de alto forno ajuda a evitar a entrada de cloreto à estrutura de concreto. O cloreto pode resultar em avançada corrosão dos membros de reforço de aço - uma condição conhecida como câncer de concreto.

Escória em usina de mineração

Escória em usina de mineração

Financeiramente, o uso da escória de alto forno como uma mistura de concreto é geralmente menos caro do que misturas OPC padronizadas. O produto também é resistente ao ataque de sulfato e à reação álcali-sílica, que podem reduzir significativamente a vida de uma estrutura de concreto. O betão pode também ser esteticamente mais agradável devido à aparência branca do produto curado, em comparação com a coloração opaca cinza fornecida por misturas regulares OPC.

A inclusão da escória ao betão pronto significa que o produto requer um período maior de cura - o período necessário para o concreto atingir o seu rating de força - do que os produtos OPC. Embora isso possa ser uma vantagem quando se considera a redução do risco de juntas frias sendo necessário, o fato pode se tornar desvantajoso quando a entrega do material de construção pronto segue uma agenda apertada.
----------------------------------------------------
Indicador de empresas:
Soluções de publicidade do portal Manutenção & Suprimentos
----------------------------------------------------------------------------

Juntas frias ocorrer quando as secções de uma parede de betão ou de estrutura semelhante são deixadas a curar completamente antes que uma secção de encosto possa ser vertida. Como um resultado disso, a nova secção não será capaz de ligar corretamente à secção já existente, devido ao acabamento liso. Para ultrapassar isto, é necessário quebrar a superfície existente a fim de ter de volta um acabamento rugoso. Isto permite que a nova secção de ligação com a secção anteriormente vertida.

Autor(es):
Editora

facebook      twitter      google+

Construção Civil
 Veja todas as noticias e artigos relacionados a Construção Civil