Dessecantes de gel de sílicaDessecantes de gel de sílica são materiais que adsorvem água, e são normalmente utilizados para evitar danos à mercadoria, através de excesso de umidade. O dióxido de silício é o ingrediente básico dos dessecantes de gel de sílica, mas alguns tipos podem também conter produtos químicos que mudam de cor com a adsorção da umidade. Tipicamente, a sílica é contida em saquetas, mas para alguns fins, é usada de uma forma solta.

Após a I Guerra Mundial, um cientista chamado Walter A. Patrick patenteou a sílica em gel. Ele usou este suprimento dentro de máscaras de gás para prender gases perigosos durante a guerra. Além desta aplicação, o dióxido de silício, que é o nome técnico do gel de sílica, teve uma tendência natural para absorver a umidade do ambiente. Este recurso é útil para pessoas que querem armazenar mercadorias em uma atmosfera seca, e para pessoas que querem secar outros objetos.

Tipos de sachês de dessecantes de gel em sílica

Tipos de sachês de dessecantes de gel em sílica

Apesar do nome, os suprimentos dessecantes são em formas granulados ou como se fossem pérolas, e não géis. Estes grânulos podem ser soltos ou podem ser armazenados em pacotes de material respirável. Os tamanhos dos pacotes variam, dependendo do volume de ar ao qual a sílica é exposta a fim de manter seca. Muitas vezes um fabricante inclui o item em um saco de plástico para manter a umidade externa. A sílica pode adsorver mais água, a cerca de 40 por cento de peso seco original do dessecante, de outra forma de dessecante que utiliza argila.

Alguns dessecantes de gel incorporam um indicador, que é um produto químico que exibe uma alteração de cor quando certas condições são satisfeitas. No caso de gel de sílica, a cor do produto altera quando os grânulos de gel contêm umidade, tanto quanto possível. Alguns produtos químicos indicadores são de cor laranja, quando a sílica está seca, e mudam para a cor verde com a umidade. Outros voltam de laranja para branco. A sílica azul, que muda de cor de rosa quando totalmente saturada, também está disponível.

Uma vantagem dos materiais de dessecagem é que, na sua forma solta, os grânulos são reutilizáveis. Processos de secagem como o calor do forno ou microondas liberam a umidade da sílica. Uma vez que a sílica é seca, o utilizador pode então ser capaz de utilizar do mesmo modo como antes. Dessecantes com indicador também voltam para a cor original.
----------------------------------------------------
Indicador de empresas:
Soluções de publicidade do portal Manutenção & Suprimentos
----------------------------------------------------------------------------

A maioria dos géis de sílica não é prejudicial para os seres humanos se ingeridas. A variedade azul, no entanto, utiliza cloreto de cobalto, um produto químico tóxico, tal como um indicador. Processos de secagem, tais como a preservação de sementes, pode também envolver dessecantes gel de sílica.

Autor(es):
Editora

facebook      twitter      google+

Suprimentos Industriais
 Veja todas as noticias e artigos relacionados a Suprimentos Industriais