Google
Matérias, artigos e empresas relacionados a Manutenção e Suprimentos para a indústria
Esqueci minha senha

Usos das ligas de alumínio

A indústria aeroespacial frequentemente utiliza as ligas de alumínio para componentes em aviões.

Mais notícias relacionadas a metal mecânica:

Como escolher o melhor eixo de aço
O aço é muitas vezes a melhor escolha para um eixo, pois é resistente a ...


Extrusão de alumínio
Peças são produzidas por aquecimento de alumínio ou suas ligas através de um molde no ...


O que é usinagem fotoquímica
Método cria imagens ou recortes gravados em uma folha de metal por meio da exposição ...


Usos das ligas de alumínioA principal aplicação de ligas metálicas de alumínio é a indústria aeroespacial. A adição de escândio no alumínio cria precipitados Al3Sc em nanoescala, que limitam o crescimento de grão excessivo que ocorre na zona afetada pelo calor de componentes de alumínio soldados. Isto tem dois efeitos benéficos: o precipitado Al3Sc forma cristais menores do que são formados em ligas de alumínio e outros e a largura de precipitado em zonas livres que normalmente existem nas fronteiras dos grãos de ligas endurecedoras de alumínio é reduzida.

Escândio é também um refinador de grão potente em ligas de alumínio fundido, e átomo por átomo, o endurecedor mais potente em alumínio como resultado de refinamento de grão e fortalecimento de precipitação. No entanto, ligas de titânio, que são mais fortes, mas mais pesadas, são mais baratas e muito mais amplamente utilizadas.

----------------------------------------------------
Indicador de empresas:
Soluções de publicidade do portal Manutenção & Suprimentos
----------------------------------------------------------------------------


A principal aplicação de escândio metálico em peso é em ligas de escândio-alumínio para componentes menores da indústria aeroespacial. Estas ligas contêm entre 0,1% e 0,5% (em peso) de escândio. Elas são usadas nos aviões militares russos Mig 21 e Mig 29, por exemplo. Alguns itens de equipamentos esportivos, que contam com materiais de alto desempenho, são feitos com ligas de alumínio-escândio, incluindo tacos de baseball e lacrosse, bem como quadros de bicicletas e seus componentes e barracas de camping.A fabricante de armas norteamericana Smith & Wesson produz revólveres com quadros compostos de ligas de escândio e cilindros de titânio.

As seguintes ligas de alumínio são comumente usadas em aeronaves e outras estruturas aeroespaciais: alumínio 7068, alumínio 7075, alumínio 6061, alumínio 6063, alumínio 2024 e alumínio 5052.

Avião militar Mig 29, que tem peças de ligas de alumínio

Avião militar Mig 29, que tem peças de ligas de alumínio

É importante lembrar que o termo alumínio aeronáutico ou alumínio aeroespacial geralmente se refere à variedade 7075.

Essas ligas são utilizadas para a construção de embarcações e construções navais e outras aplicações em água salgada ou em locais próximos à costa. A 5059 é uma liga de alumínio, com o metal principalmente ligado com magnésio. Não é reforçada por tratamento térmico, mas torna-se mais forte devido à tensão de endurecimento ou do trabalho mecânico a frio do material.

Uma vez que o tratamento térmico não afeta grandemente a força, alumínio 5059 pode ser prontamente soldado e reter a maior parte da sua resistência mecânica. A liga 5059 é obtida com a liga de alumínio intimamente relacionada a 5083 por pesquisadores da Aluminum Corus em 1999.
As ligas mais usadas em aplicações submarinas são alumínio 5052, 5059, 5083, 5086, 6061, 6063, 4043, 5183, 6005A e 6082.

Algumas ligas são usadas para os quadros de bicicletas e componentes. A liga 6061 resulta do endurecimento por precipitação, contendo magnésio e silício como os seus principais elementos de liga. Originalmente chamado de 61S, foi desenvolvido em 1935. Tem boas propriedades mecânicas e boa soldabilidade. É uma das ligas mais comuns de alumínio de uso geral.

Normalmente está disponível em tipos pré-temperados, tais como 6061-O (solucionizada) e as notas temperadas, tais como 6061-T6 (solucionizada e envelhecida artificialmente) e 6061-T651 (solucionizada, alívio do estresse do material e envelhecido artificialmente).

As mais frequentes incluem alumínio 2014, 6061, 6063, 7005 e 7075.

As ligas 6111 e 2008 aparecem em painéis externos de carroceria automotiva, com 5083 e 5754 sendo usados para painéis interiores. Já os capôs são geralmente fabricado com ligas 2036, 6016 e 6111.

Painéis da carroceria de caminhões e de reboques costumam ser feitos em 5456. Quadros de automóveis usam 5182 ou 5754 em forma de chapas de alumínio e extrusões de 6061 ou 6063. No caso das rodas, os tipos utilizados são A365.0 ou folha formada 5xxx.

facebook      twitter      google+

* campos obrigatórios

Outras notícias relacionadas a metal mecânica:

Como escolher o melhor adesivo para metal

Para decidir pelo melhor adesivo para metal, é necessário considerar uma série de fatores que envolvem o trabalho que se pretende realizar. Se a aplicação exige um adesivo ...
Processo de pressão isostática a quente

Pressão isostática a quente é um processo em que a densidade global de um componente é aumentada, removendo o excesso de líquidos e vazios. Isto normalmente ocorre em duas ...
Composição de plásticos

Composição de plástico é um processo de adição de materiais em uma base de plástico fundido para produzir um material com qualidades desejadas. Aditivos e modificadores podem ...
O que é curvatura plástica

A curvatura plástica normalmente envolve a alteração da forma de folha de plástico ou de ângulos que integram no tubo de plástico rígido para aplica ...
Tolerância de curvatura

Tolerâncias de curvatura é uma medida da quantidade de material extra necessária para acomodar uma curva na folha de metal. Esta é uma função do ângulo de dobra, o ...
Microusinagem de massa

Microusinagem de massa é um método de fabricação de componentes mecânicos ou elétricos extremamente pequenos. Este processo tipicamente usa wafers de silício, mas, ocasionalmente, utiliza pl ...
Microfabricação ou microusinagem

Microfabricação e microusinagem são termos que descrevem as tecnologias e processos utilizados na tomada de estruturas microscópicas ou dispositivos. Estas estruturas podem variar em tamanho, a partir ...

Metal Mecânica
 Veja todas as noticias e artigos relacionados a Metal Mecânica


Veja na Agenda de Feiras e Congressos
Veja na Agenda de Feiras e Congressos

Google