Como é uma entrevista de emprego por telefone

Como é uma entrevista de emprego por telefoneImpessoal como o próprio meio, a entrevista de emprego por telefone destina-se simplesmente a ser uma forma para os recrutadores e profissionais de recursos humanos descartarem aqueles candidatos que não são adequados para o trabalho ou a empresa. A entrevista por telefone pode acontecer a qualquer momento, e já que é muito importante que você cause boa impressão aqui, deve sempre estar preparado para se envolver em uma delas após o envio de um currículo.

Por sua própria natureza, entrevistas por telefone são mais como entrevistas de surpresa. Elas são destinadas a pegar os candidatos de emprego no meio do dia para ver se eles estão tão interessados como eles dizem em seu currículo e carta de apresentação. Embora não haja maneira de se preparar para o momento das entrevistas, você pode saber mais ou menos quais perguntas podem ser feitas. Afinal, o objetivo da entrevista por telefone é soar interessado e inteligente o suficiente para ser convidado para uma entrevista presencial.

—————————————————-
Indicador de empresas:
Soluções de publicidade do portal Manutenção & Suprimentos
—————————————————————————-

O diálogo a seguir mostra as partes mais comuns da entrevista por telefone, o que o entrevistador está tentando dizer e a melhor maneira de responder às declarações e perguntas do entrevistador.

Entrevistador: “Olá, Sr. Souza. Meu nome é Juliana Martins, eu sou diretora de Recursos Humanos na empresa X”.

Tradução: Com apenas esta introdução simples, o entrevistador está esperando ouvir algum reconhecimento em sua voz. Ela quer ter certeza de que você se lembra para onde enviou o seu currículo.

Melhor resposta: A melhor maneira de responder a esta introdução é reconhecer a pessoa e sua empresa. Se você sabe algo sobre a empresa, pode falar. A melhor resposta a esta introdução seria algo nos moldes do “Olá. Como você está? Acabei de ler que a empresa X está esperando para abrir uma filial no Rio de Janeiro. As coisas devem estar agitadas no escritório”. Mantenha a conversa cortês e amigável e sempre seja profissional.

Entrevistador: “Olá, Sr. Souza. Recebemos o seu currículo no outro dia e gostaria de saber se você tem alguns minutos para falar comigo para que eu possa ter uma melhor idéia das suas expectativas sobre a vaga”.

Tradução: Seu currículo chamou a nossa atenção. Antes de levá-lo para uma entrevista, gostaríamos de saber que tipo de pessoa você é. Posso tomar alguns minutos do seu tempo para um pequeno teste antes de convidá-lo para o escritório?

Melhor Resposta: “Absolutamente”. Parte do teste aqui é para ver se você está pronto para falar sobre as suas qualificações e desejo de trabalhar com esta empresa a qualquer momento. A partir do momento que você iniciar o envio de seu currículo, sempre esteja preparado para receber a ligação de um recrutador. Acima de tudo, tome isso como um elogio. Algumas pessoas nem sequer chegam tão longe. Se você for realmente pego de surpresa por um telefonema e não acha que você poderia estar no seu melhor dia para falar com o entrevistador, não tenha medo de pedir para remarcar a entrevista. Você deve, entretanto, tentar que ela seja o mais rápido possível e dizer algo como “Agora não é uma boa hora, mas eu seria capaz de falar com você em outra hora, se puder”.

Não fique nervoso ao ser entrevistado para uma vaga de trabalho pelo telefone

Não fique nervoso ao ser entrevistado para uma vaga de trabalho pelo telefone

Entrevistador: “Vejo aqui que você está trabalhando atualmente como representante de vendas para a empresa Y. Por que você quer sair? ”

Tradução: Por que você quer deixar sua posição atual?

Melhor resposta: Fale sobre o seu desejo de diversificar ou crescer e a falta de oportunidade que você enfrenta com o seu empregador atual. Mesmo se você responder esta pergunta durante uma entrevista por telefone, esteja preparado para falar sobre isso novamente durante uma entrevista pessoal com uma resposta forte. Lembre-se, acima de tudo, não fale mal do seu empregador atual. Dica: Os melhores motivos para dar para deixar um trabalho incluem a falta de oportunidade de crescimento ou um ambiente sem desafios.

Entrevistador: “O que te levou a se candidatar a esta posição”

Tradução: Por que você acha que seria uma boa opção para este cargo, empresa e indústria?

Melhor resposta: Seja honesto. Quais são as razões que o influenciaram para enviar seu currículo para fora para esta empresa em particular? Como você acha que um trabalho nesta empresa iria beneficiá-lo? O que você quer realizar?

Entrevistador: ” Qual seria o seu emprego ideal nos próximos cinco anos? ”

Tradução: Você está procurando um emprego ou uma carreira? Se fôssemos contratá-lo, estaríamos fazendo um investimento no futuro da empresa? Existe alguma chance de que você poderia ficar pelos próximos cinco anos ou você quer ganhar um dinheirinho rápido e sair daqui?

Melhor resposta: Com o plano de carreira típica de alguém na sua posição em mente, descreva os tipos de coisas que você se vê fazendo em cinco anos. Quais são algumas das tarefas diárias que você imagina como sendo parte do seu trabalho? Sem falar sobre cargos específicos, dê ao entrevistador uma idéia dos tipos de atividades profissionais com as quais você gostaria de estar envolvido em dentro dos próximos anos.

Entrevistador: A parte final da conversa – que deve durar não mais que cinco a dez minutos no total – geralmente consiste no entrevistador contando um pouco mais sobre a vaga. Ela vai falar sobre o horário, o que será esperado de você, as qualificações que estão procurando e todas as outras informações pertinentes.

Tradução: Você é a pessoa certa para este trabalho?

Melhor resposta: Assegure o entrevistador que você é qualificado, mas não excede os critérios mencionados. Fale um pouco sobre suas habilidades e indique o seu interesse na oportunidade, especialmente agora que você aprendeu mais sobre o assunto. Lembre-se: sempre seja muito breve ao falar no telefone. Haverá tempo de sobra para discutir seus talentos e habilidades inumeráveis quando você estiver com a essa pessoa cara a cara, que é o seu objetivo nesta resposta final.

Entrevistador: “Vamos começar a entrevistar os candidatos na próxima semana. Você estaria interessado em vir falar com a gente um pouco mais?”

Tradução: Você passou pela triagem por telefone. Agora é hora do próximo teste.

Melhor resposta: “Absolutamente. Que dia e hora seria melhor para você? ”

Lembre-se: na entrevista de emprego presencial, é muito provável que você tenha que responder às mesmas perguntas que lhe foram feitas por telefone. Enquanto você deve ter cuidado ao responder a estas questões uma segunda vez, também deve estar ciente de que terá mais tempo para preparar a melhor resposta possível no tempo entre esta entrevista e uma real – se houver. Assim como em uma entrevista cara-a-cara, lembre-se sempre de manter uma atitude positiva e nunca mencionar nada sobre salário ou compensação financeira.

<

Nenhum comentário

Deixe um comentário

Login

Welcome! Login in to your account

Remember me Lost your password?

Lost Password