refrigerador de absorçãoUm refrigerador de absorção é um tipo de equipamento de refrigeração que faz uso de algum tipo de fonte de calor para criar a energia que, em última análise, torna possível operar o sistema de arrefecimento encontrado no dispositivo. Refrigeradores deste tipo podem utilizar qualquer número de fontes alternativas a fim de criar a energia necessária para a operação da unidade, incluindo a energia solar ou mesmo algum tipo de combustível, como o querosene.

Um refrigerador de absorção é uma alternativa ideal em locais que não suportam o uso do compressor da geladeira mais comum, geralmente devido à falta de disponibilidade constante de corrente elétrica de uma rede elétrica.

O uso de refrigeradores de absorção inclui tanto as aplicações residenciais quanto comerciais. Em termos de uso pessoal, este tipo de unidade de refrigeração é muito prático, quando há uma necessidade de manter os itens alimentares frescos durante uma viagem longa. Unidades menores podem encaixar perfeitamente num veículo de tamanho médio e fazer uso da fonte de combustível para manter uma temperatura constante, o que impede que o alimento de deteriorar.

Os modelos maiores são ideais para uso em cabines remotas que não estão conectadas a uma rede elétrica. Quando não estiver em uso, as unidades podem ser desligadas e armazenadas com relativa facilidade.

Tipo de refrigerador comercial de absorção

                                                                                 Tipo de refrigerador comercial de absorção

Um refrigerador de absorção comercial é muitas vezes prático para o armazenamento de grandes quantidades de produtos perecíveis em locais sem acesso, e sempre a uma fonte consistente de eletricidade. Um dos benefícios deste equipamento é que, ao contrário das tradicionais unidades de refrigeração, que fazem uso de compressores e vários componentes para criar o efeito de arrefecimento, os frigoríficos de absorção usam amoníaco como o combustível de escolha.

O líquido é convertido em gás, sem a necessidade de componentes internos. O gás de refrigeração cria, eventualmente, o efeito de congelamento. O consumo do combustível é geralmente muito eficiente, o que faz com que seja possível operar o sistema por um tempo prolongado com uma quantidade relativamente pequena de combustível.
----------------------------------------------------
Indicador de empresas:
Soluções de publicidade do portal Manutenção & Suprimentos
----------------------------------------------------------------------------

Em meados do século 19, o cientista francês Ferdinand Carre inventou a versão mais antiga de refrigerador com um combustível de água combinado com ácido sulfúrico. O projeto foi refinado essencialmente nos primeiros anos do século 20, levando à produção comercial dos primeiros refrigeradores em 1923. Embora este tipo de refrigerador seja raramente usado em ambientes residenciais ou comerciais com acesso à eletricidade, o frigorífico de absorção continua a ser um dispositivo útil para manter a comida fria quando se viaja ou quando o acesso à corrente elétrica é limitada ou inexistente.

Autor(es):
Editora

facebook      twitter      google+

Máquinas & Equipamentos
 Veja todas as noticias e artigos relacionados a Máquinas & Equipamentos