lixo tóxicoLixo tóxico é um tipo de resíduo que pode ser perigoso para os seres humanos, outros seres vivos e plantas. Os vários tipos de materiais residuais que se enquadram no âmbito do lixo tóxico podem poluir o ambiente e ameaçar a vida de inúmeras maneiras. Eles podem ser encontrados não só na terra, mas também no ar e na água. Quando as pessoas estão expostas aos resíduos tóxicos, elas adoecem ou morrem. Alguns tipos de resíduos perigosos causam câncer, por exemplo, ou levam ao desenvolvimento de doenças genéticas, comprometendo também a vida vegetal e animal.

Resíduos radioativos são um tipo de resíduo tóxico. É produzido como um subproduto de outros processos, incluindo, mas não se limitando, àqueles que envolvem a geração de energia. Resíduos médicos são outro tipo de resíduos perigosos. Isto inclui substâncias que não podem ser descartadas no lixo comum, tais como tecidos de sangue, corpos, instrumentos médicos que tocaram no sangue, e produtos químicos médicos. A indústria agrícola também pode ser uma fonte de resíduos tóxicos, tais como quando os fertilizantes e pesticidas químicos contaminam não só o solo, mas também as águas subterrâneas.

O descarte inadequado de resíduos químicos é mais um contribuinte para a propagação dos resíduos tóxicos. Produtos químicos potencialmente perigosos são utilizados numa grande variedade de indústrias e para muitas finalidades diferentes. Quando não são eliminados de forma adequada, eles podem prejudicar muitos tipos diferentes de vida. Mesmo algumas substâncias químicas que parecem inofensivas podem ter efeitos devastadores.

Tipo de lixo tóxico

Tipo de lixo tóxico

Muitas vezes, as pessoas pensam da indústria como responsável pela geração de resíduos tóxicos, mas os indivíduos são, frequentemente, culpados também. Cada vez que uma pessoa não dispõe de um item potencialmente perigoso corretamente ele pode estar contribuindo para o problema global. Há muitos artigos domésticos que uma pessoa deve tomar cuidado extra com quando se trata de descarte. Entre eles estão remédios, pilhas, produtos de limpeza, pesticidas, e dispositivos eletrônicos. Mesmo as lâmpadas fluorescentes podem ser uma fonte de danos potenciais se não forem descartadas de modo correto.
----------------------------------------------------
Indicador de empresas:
Soluções de publicidade do portal Manutenção & Suprimentos
----------------------------------------------------------------------------

Muitas jurisdições têm leis em vigor que, supostamente, protegem os seres humanos, animais e plantas contra os resíduos tóxicos. Essas leis determinam como os resíduos podem ser eliminados e regulam a geração de resíduos tóxicos como subprodutos de outros processos. Infelizmente, muitas empresas, organizações e indivíduos desconsideram a lei e eliminam os resíduos perigosos em lixões da cidade e na água.

Autor(es):
Editora

facebook      twitter      google+

Meio Ambiente
 Veja todas as noticias e artigos relacionados a Meio Ambiente