Usos do caulim na indústria

caulim Caulim é o nome comum para o mineral caulinita, um giz mineral de alumínio formado pelo intemperismo de aluminossilicatos mais duros, tais como o feldspato. É também conhecido como caulino e é a fonte principal da porcelana mais moderna. Pode ser de cor branca ou sombreada com tons de rosa ou castanho-avermelhado, dependendo das impurezas que estão presentes. Recebeu o nome de uma cidade na China perto da qual o mineral é encontrado, sendo um elemento muito comum, que é extraído em muitas áreas do mundo. Este versátil mineral é encontrado em muitas indústrias e alguns dos usos de caulim, além de argila para cerâmica e porcelana, são na fabricação de papel e fabricação de tintas e cosméticos.

O fabrico de cerâmica tem sido o principal uso do caulino, que ainda é o principal componente da maioria dos produtos cerâmicos, incluindo a porcelana. O caulim branco puro é especialmente favorecido por esses produtos por causa de sua cor, embora o caulim de cor natural do caulim seja usado também. Outra das utilizações do caulino é na produção de produtos especiais de cerâmica chamados refratários, aproveitados em fornos comuns e fornos de linha em fundições.

Nos tempos modernos, a fabricação de papel tornou-se um dos maiores usos da caulinita. O suprimento é infundido em produtos de papel para melhorar a sua cor branca, opacidade, e capacidade para manter a tinta. Também melhora a qualidade de impressão e torna o acabamento de papel liso. Muitos papéis brilhantes contêm uma quantidade substancial de caulino, o qual pode ser infundido no papel com adesivos especiais. Muitos tipos de papel podem conter 70% em peso de caulino, e a maior parte do caulino produzido no mundo é utilizado pela indústria de papel.

Caulino usado na indústria

Caulino usado na indústria

Muitas outras indústrias utilizam o caulim também. O mineral é utilizado para completar o óxido de titânio como agente de coloração branca em muitos produtos. É utilizado em algumas tintas e pigmentos, particularmente em tons de branco. O caulim é utilizado em alguns tipos de borracha, aumentando a resistência ao desgaste. Alguns tipos de argamassa e cimento Portland também contêm o caulino, o que melhora a capacidade destes materiais para absorver a umidade uniformemente.
—————————————————-
Indicador de empresas:
Soluções de publicidade do portal Manutenção & Suprimentos
—————————————————————————-
O caulino é usado como um ingrediente em cosméticos, produtos farmacêuticos, e alimentos, bem como, particularmente, em produtos como pasta de dentes. Pode também ser utilizado na agricultura biológica, tanto para repelir insetos quanto para evitar danos provocados pela exposição ao sol.

<

Nenhum comentário

Deixe um comentário

Login

Welcome! Login in to your account

Remember me Lost your password?

Lost Password