montagem em linha de produçãoA invenção da montagem em linha de produção resultou em muitas vantagens diferentes, mas existem algumas desvantagens significativas no método também. A maioria das vantagens observadas na montagem da linha de produção tem a ver com uma redução no custo e uma uniformidade aumentada dos produtos acabados. Além da criação de maiores margens de lucro, isso também gera produtos que são mais acessíveis e mais fáceis de reparar.

As desvantagens que são frequentemente associadas a este método de produção de automação em massa incluem qualidades inferiores de construção, instalações de produção rígidas ou inflexíveis e um investimento de capital inicial substancialmente maior. A produção de linha de montagem é frequentemente associada com tarefas monótonas ou repetitivas, bem como, pode levar a problemas de motivação por parte dos trabalhadores.

Antes do advento da montagem na linha de produção, as alternativas eram os métodos menos eficientes, tais como indústrias caseiras e produção artesanal. Estes métodos frequentemente permitiam a criação de produtos de alta qualidade, embora o custo para produzi-los também era elevado. Cada produto também seguia a tendência da originalidade, o que poderia levar a problemas no caso de possíveis reparos.

Linha de montagem na China

Linha de montagem na China

Como a linha de montagem envolve a criação de produtos altamente uniformes a um ritmo acelerado, muitas destas questões foram erradicadas. Um exemplo é na fabricação de automóveis, em que a produção com base na linha de montagem de carros baixou o custo dos veículos ao ponto em que a classe trabalhadora pode realmente ter recursos para comprá-los.

A manufatura utilizando linhas de montagem acabou com muitas das desvantagens dos métodos anteriores, embora também conte com seu próprio conjunto de problemas. Uma desvantagem deste método é o investimento de capital inicial necessário para configurar uma instalação de produção. Isto pode resultar em uma grande quantidade de capital para uma quantidade substancial de tempo, até que uma instalação se torne vantajosa. Outro problema relacionado é o fato de que as linhas de montagem não podem normalmente ser modificadas facilmente para criar produtos diferentes, implicando um grau de rigidez.
----------------------------------------------------
Indicador de empresas:
Soluções de publicidade do portal Manutenção & Suprimentos
----------------------------------------------------------------------------

O método de produção em questão também pode apontar certa monotonia do trabalho. Na produção artesanal, um trabalhador normalmente é responsável pela criação de um produto inteiro e utiliza uma variedade de habilidades diferentes. Muitas linhas de montagem são tão segmentadas que cada trabalhador é designado para desempenhar uma única tarefa repetidamente, resultando em problemas motivacionais. A eficiência de linhas de montagem também permite que um operador ou um robô façam o trabalho de muitos, provocando uma perda de postos de trabalho globais em indústrias de produção.

Autor(es):
Editora

facebook      twitter      google+

Automação Industrial
 Veja todas as noticias e artigos relacionados a Automação Industrial