sistemas de linha de montagemEmbora existam muitos tipos de sistemas de linha de montagem, algumas variações comuns incluem os modelos clássicos, automatizados, intermitentes e de manufatura enxuta. Estes sistemas de linha de montagem são muitas vezes utilizados para fazer os diferentes produtos. Linhas de montagem clássicas são aplicadas na criação de itens complexos, tais como carros. Linhas de montagem intermitentes, pelo contrário, são muitas vezes utilizados para fazer uma pequena quantidade de um produto baseado em ordens específicas, personalizadas. Apesar das diferenças de design, muitas dessas linhas de montagem têm algumas características comuns.

Em uma linha de montagem clássica, os produtos muito complexos são montados usando várias estações e muitos processos automatizados. Os objetivos destes sistemas são reduzir a quantidade de trabalhadores necessários e aliviar a necessidade de mover manualmente as peças de trabalho. Os trabalhadores e as ferramentas são “espaçados” ao longo de uma linha de montagem, realizando uma tarefa antes de permitir que a peça vá para a próxima estação.

Linha de montagem com sistema automatizado

Linha de montagem com sistema automatizado

Um trabalhador pode apenas realizar uma pequena tarefa, como apertar uma série de parafusos. Uma das vantagens do sistema clássico de linha de montagem é que trabalhadores não qualificados ou semi-qualificados são suficientes para completar algumas tarefas de fabricação.

Uma linha de montagem automatizada é geralmente aquela que requer pouca intervenção humana para operar. Isto inclui, em grande escala, a produção em massa com sistemas controlados por computador, utilizando máquinas. Este tipo de linha de montagem reduz alguns dos perigos associados com a montagem manual, o que o torna especialmente útil quando os produtos químicos ou calor deixariam a intervenção humana mais difícil. Sistemas de linha automatizada de montagem são muitas vezes combinados com outros sistemas, dependendo do produto.
----------------------------------------------------
Indicador de empresas:
Soluções de publicidade do portal Manutenção & Suprimentos
----------------------------------------------------------------------------

Sistemas de linha de montagem intermitentes podem incluir os mesmos elementos que muitos outros sistemas, mas as peças de trabalho são muitas vezes personalizadas para ordens específicas. Os trabalhadores e as máquinas devem se adaptar às mudanças, o que aumenta o custo de produção final. A fabricação de guitarras, por exemplo, requer um processo semelhante de cada vez, mesmo que cada guitarra seja diferente com base na demanda do consumidor e das propriedades dos materiais.

A manufatura enxuta usa equipes de trabalhadores em uma linha de montagem para criar produtos. A diferença primária deste sistema de linha de montagem é que os trabalhadores muitas vezes mudam de tarefa e podem dividir a carga de trabalho de novas maneiras, dependendo das peças de trabalho. De certa forma, este tipo de sistema de montagem pode ajudar a aliviar muitos dos riscos associados com sistemas de montagem clássicos, incluindo tédio e lesões por esforços repetitivos.

Autor(es):
Editora

facebook      twitter      google+

Automação Industrial
 Veja todas as noticias e artigos relacionados a Automação Industrial