Exploração madeireira ilegal

Exploração madeireira ilegalA exploração madeireira ilegal ocorre quando as árvores são derrubadas em áreas protegidas por lei. Madeireiros ilegais também têm como alvo várias espécies de árvores que estão em extinção ou são protegidas. Florestas em muitas áreas do mundo são protegidas, não só por causa das espécies de árvores que elas contêm, mas por causa dos animais que vivem lá.

Em muitos casos, o desmatamento ilegal ocorre com o objetivo final de vender a colheita de madeira. Produtos de papel, móveis, ornamentos e outros feitos a partir da madeira extraída de forma ilegal podem ser encontrados em quase qualquer lugar do mundo, já que muita matéria-prima é exportada utilizando documentos falsificados. Atividades como a criação desses falsos documentos de embarque e fraude de impostos relacionados à colheita de árvores são também uma parte do comércio de extração ilegal de madeira do meio ambiente.

A exploração madeireira ilegal ocorre na maioria dos continentes e é um grande problema em áreas como as florestas tropicais da América do Sul e em toda a Indonésia. Às vezes o objetivo não é somente retirar a madeira, mas degradar as florestas protegidas. Isso acontece em uma base regular em florestas tropicais, onde as árvores são cortadas para que a camada rica de solo abaixo delas seja exposta para posterior exploração. Essas áreas são utilizadas para a agricultura até que o solo rico em nutrientes esteja esgotado. Bilhões de dólares são transferidos no âmbito do comércio de extração ilegal de madeira anualmente.

Corte de árvore em área ambiental protegida

Corte de árvore em área ambiental protegida

As consequências da exploração ilegal de madeira são numerosas. Espécies de animais e outras plantas que vivem em florestas no mundo tornam-se ameaçadas ou extintas com a perda de seus habitats. A remoção de um grande número de árvores de uma determinada área também interfere na qualidade da água e do solo, o que, por sua vez, gera impacto sobre as reservas de água da área. Em alguns lugares, as florestas estão intimamente ligadas ao modo de vida das pessoas que vivem nelas ou perto delas.
—————————————————-
Indicador de empresas:
Soluções de publicidade do portal Manutenção & Suprimentos
—————————————————————————-
A exploração também acontece porque muitos produtores desejam extrair outros tipos de matérias-primas, como o óleo de palma. O óleo de palma é feito de árvores que crescem nas florestas da Malásia e da Indonésia, que também estão entre os últimos habitats naturais do orangotango. Quando os madeireiros recolher ilegalmente essas árvores para obter o óleo de palma altamente desejado, eles também destroem algumas das últimas áreas remanescentes onde esses animais sobrevivem em estado selvagem.

<

Nenhum comentário

Deixe um comentário

Login

Welcome! Login in to your account

Remember me Lost your password?

Lost Password