conservação florestalConservação florestal é uma especialidade dentro da área de silvicultura, que é focada em conservar as florestas e protegê-las. Silvicultores especializados em conservação ambiental podem trabalhar para agências governamentais, grupos de defesa florestal sem fins lucrativos, comitês consultivos ambientais, empresas privadas, ou organizações não-governamentais interessadas em se engajar em atividades de conservação em terras privadas. Muitas faculdades e universidades com programas florestais oferecem formação nesta área para estudantes que estão interessados nesta especialidade, juntamente com oportunidades de pesquisa para pessoas que desejam participar da silvicultura acadêmica.

A silvicultura é uma profissão antiga. As pessoas colhiam madeira de árvores cortadas e utilizavam as áreas florestadas para a caça e outras atividades ao longo dos séculos. Conforme as sociedades humanas evoluíram, a necessidade de gerir as florestas foi reconhecida em muitas regiões do mundo, e a profissão de engenheiro florestal surgiu. As abordagens para o manejo florestal têm variado consideravelmente em todo o mundo. No Japão, por exemplo, um programa agressivo de conservação preservada muitas florestas antigas no meio ambiente.

O foco da conservação florestal é preservar ou restaurar uma floresta. Acredita-se que preservação seja benéfica para o ambiente por diferentes razões. As florestas fornecem habitat e abrigo para muitas plantas e animais, e também ajudam a manter a camada superior do solo, que protege os recursos, tais como os corpos de água, proporcionando amplo espaço para as plantas crescerem dentro florestas, que também funcionam como reguladores de temperatura e de emissão de carbono, protegendo o clima.

Engenheiro e guardas florestais trabalhando na preservação

Engenheiro e guardas florestais trabalhando na preservação

Enquanto as florestas têm sido tradicionalmente vistas como fontes de renda em muitas sociedades, a conservação florestal, muitas vezes acaba por privar as pessoas dessa renda, ao priorizar a proteção da floresta. Como consolo para a perda de renda, as pessoas têm a oportunidade de desfrutar de áreas florestas virgens ou restauradas como áreas de lazer, e os silvicultores conseguem gerenciar cuidadosamente as mínimas atividades madeireiras com o intuito de permitir que as pessoas retirem pequenas quantidades de madeira da floresta.
----------------------------------------------------
Indicador de empresas:
Soluções de publicidade do portal Manutenção & Suprimentos
----------------------------------------------------------------------------

Os recursos florestais são reconhecidos como intrinsecamente valiosos em muitos países ao redor do mundo, especialmente em lugares onde o desmatamento, no passado, destruiu grande parte da floresta natural. Por esta razão, muitos governos se envolvem na silvicultura de conservação a fim de proteger os recursos escassos em prol das gerações futuras. Grupos privados também trabalham para preservar as florestas, incluindo as numerosas florestas ao redor do mundo em terras particulares.

Autor(es):
Editora

facebook      twitter      google+

Meio Ambiente
 Veja todas as noticias e artigos relacionados a Meio Ambiente