comportas em usinas hidrelétricasComportas são dispositivos concebidos para permitir o fluxo controlado de água a partir de vários tipos de sistemas hídricos, normalmente empregados em usinas hidrelétricas. A comporta é um componente comum em todos os tipos de sistemas que variam desde reservatórios até barragens e vertedouros. Essencialmente, qualquer sistema construído que é usado para controlar o nível e o fluxo de água em um rio ou lago será equipado com algum tipo de comporta de acionamento automático.

O projeto exato de tecnologia das comportas irá variar, dependendo do design global da barragem ou vertedouro. Em alguns casos, a função principal das comportas é dirigir o fluxo de água de uma seção do sistema hídrico para outra seção. Em outros momentos, as comportas funcionam como um meio de reduzir o nível de água da seção de um rio ou lago que se encontra atrás de uma represa ou vertedouro.

Isso é muitas vezes uma função importante que pode ser aproveitada para diminuir a quantidade de pressão sobre a barragem ou reservatório quando a chuva ou neve derretida geram uma quantidade extra de água no sistema, o que é considerado desejável ou seguro.

Projeto de comporta usada em usinas

Projeto de comporta usada em usinas

Embora o projeto de design das comportas possa variar um pouco com base no efeito e na estrutura do sistema de retenção de água, todos os tipos terão alguns elementos em comum. As válvulas são um componente comum em todos os projetos comporta. A maioria das válvulas, hoje em dia, permite a operação tanto automática quanto manual. Quando as válvulas estão envolvidas, o mecanismo das comportas permite a abertura das portas e a libertação de uma quantidade controlada de água.
----------------------------------------------------
Indicador de empresas:
Soluções de publicidade do portal Manutenção & Suprimentos
----------------------------------------------------------------------------

As válvulas ajudam a controlar a taxa e a velocidade com que a água é libertada, de modo que as inundações não ocorrem como um resultado. Vários tipos de comportas estão em uso comum atualmente. Comportas radiais são um projeto rotativo que possui portas compostas por seções cilíndricas. Estas portas têm um desenho que permite a ela se abrir de forma que fique semelhante à abertura das duas seções de uma concha.

Autor(es):
Editora

facebook      twitter      google+

Tecnologia & Inovação
 Veja todas as noticias e artigos relacionados a Tecnologia & Inovação