Google
Matérias, artigos e empresas relacionados a Manutenção e Suprimentos para a indústria
Esqueci minha senha

O que é calcedônia

A calcedônia leva um longo período de tempo para se formar. Os minerais são depositados numa outra forma de rocha, como o granito.

Mais notícias relacionadas a mineração:

Rio Tinto considera suspensão na maior mina de cobre na Mongólia
Em plena capacidade, a mina será responsável por quase um terço da produção econômica da ...


O que foi o desastre da mina Sago
Poucas horas depois do desastre, a pequena comunidade em Virgínia do Oeste foi inundada pela ...


Onde estão os maiores depósitos de ouro
Cientistas teorizaram que rios, fontes termais e outras fontes de água são responsáveis por grandes ...


O que é calcedôniaCalcedônia é um termo abrangente para uma variedade específica de quartzo ou dióxido de silício, que vem em uma variedade de tamanhos e cores. Como regra geral, a pedra é translúcida a semi-transparente e muitas vezes tem uma cor leitosa. Ela também aceita bem técnicas de polimento e algumas variedades parecem brilhar mais após o polimento prolongado.

As pedras são normalmente classificadas pela cor, já que, quimicamente, todas as calcedônias são idênticas. Exemplos populares de calcedônia incluem cornalina, ágata, jaspe sanguíneo, sílex e jaspe, entre muitas outras pedras.

A estrutura do mineral é classificada como microcristalina ou criptocristalina, o que significa que a estrutura cristalina da rocha é tão fina que não é facilmente visível a olho nu. A fim de identificar os cristais individuais que compõem a calcedônia, a pedra deve ser cortada em seções finas e visualizada com um microscópio com uma fonte de luz polarizada.

Mesmo assim, os cristais são geralmente muito difíceis de distinguir. Isto torna a pedra relativamente durável e fácil de trabalhar, além de muito menos propensas à fraturação que outras formas de quartzo ou de minerais com estruturas maiores de cristal.

Pedra de calcedônia aparece em cores diversas

                                                Pedra de calcedônia aparece em cores diversas

A calcedônia leva um longo período de tempo para se formar. Os minerais são depositados numa outra forma de rocha, como o granito. Áreas de atividade vulcânica frequentemente abrigam depósitos de calcedônia.

Tipicamente, o dióxido de silício constitui bandas paralelas, que são por vezes facilmente visíveis, como é o caso das ágatas. Em outros casos, os depósitos separados podem aparecer misturados a olho nu, como com carnélias, ágatas moss e muitas outras formas de calcedônia. As cores são causadas por quantidades vestigiais de outras impurezas no dióxido de silício. Calcedônia pura, sem quaisquer traços de minerais, muitas vezes é chamada de quartzo leitoso e pode ser encontrada em várias regiões.

Alguns tipos de calcedônia são mais raros ou procurados do que outros, fazendo com que os custos variem bastante, dependendo da variedade e do mercado atual.

----------------------------------------------------
Indicador de empresas:
Soluções de publicidade do portal Manutenção & Suprimentos
----------------------------------------------------------------------------


Exemplos de calcedônia podem ser encontrado em todo o mundo, embora algumas regiões sejam mais conhecidas do que outros para a produção de pedras de alta qualidade.

A pedra foi usada durante séculos na arte decorativa e na produção de joias e muitas vezes aparece na forma de esculturas, contas ou nas configurações de pedra simples em anéis, colares e pulseiras.

Diversas sociedades foram associadas com características particulares de determinadas variedades de calcedônia e muitos ícones e símbolos religiosos como cruzes, pérolas, preocupação e ornamentos são feitos com várias formas de calcedônia. É também uma escolha popular de pedra para muitos joalheiros modernos, que apreciam a gama de cores e preços que calcedônia oferece.

facebook      twitter      google+

* campos obrigatórios

Outras notícias relacionadas a mineração:

Minério de ferro cai para menos de US$90/tonelada

A queda vem sendo constante há alguns meses. Agora, o minério de ferro, usado na produção de aço e principal commodity de exportação brasileiro, está cotado ...
Boom de recursos da Austrália chegou ao fim, diz ministro

Martin Ferguson, ministro de Recursos da Austrália, disse que o boom de commodities no país, uma das grandes forças por trás de seu crescimento econômico ...
Processo de lixiviação in-situ

Lixiviação in-situ é um processo utilizado em mineração para a recuperação de certos tipos de minerais, como ouro, urânio e cobre. A técnica requer que buracos ...
O que é cominuição

Cominuição é processamento de materiais para quebrar rochas e matéria-prima crua em partículas menores e pedaços. Isto é usado na mineração e na produção de uma ...
Produção da Vale aumenta 15% no segundo trimestre

A produção da mineradora Vale atingiu 80,542 milhões de toneladas neste segundo trimestre, batendo recorde com o melhor resultado para o período entre março e ...
Processo de Zachary

A turquesa, encontrada pela primeira vez nos depósitos antigos na Pérsia, foi extraída e utilizada por milhares de anos. A pedra azul luminescente é valorizada pela sua cor ...
Perigos das minas abandonadas

Minas e pedreiras abandonadas são locais extremamente perigosos. Todos os anos, apenas nos EUA, cerca de 20 a 30 pessoas morrem em acidentes que ocorrem nesses locais. Algumas dessas ...

Mineração
 Veja todas as noticias e artigos relacionados a Mineração


Veja na Agenda de Feiras e Congressos
Veja na Agenda de Feiras e Congressos

Google