Siemens lança software para análise da produçãoA Siemens está lançando a atualização do Sistema de Execução de Manufatura (MES) Simatic IT, versão 6.1. O novo software para eficiência operacional de análise de disponibilidade de maquinários otimiza o retorno do investimento (ROI) para a produção das indústrias. O benefício é oferecido pela inclusão de uma ferramenta que calcula a efetividade total dos equipamentos e realiza o gerenciamento do Downtime (tempo que o servidor fica fora do ar). O software ajuda fabricantes a aumentar a eficiência de produção de suas indústrias.

O Simatic IT possibilita a definição e cálculo de múltiplos KPIs (Indicadores Chave de Performance) para benchmark, do processo contínuo e sistemático que permite a avaliação das performances da fábrica armazenando várias perspectivas. Exemplos de KPIs são taxa de disponibilidade, taxa de performance, taxa de qualidade, MTBF (tempo entre falhas), MTTA (tempo para assistência), MTBA (tempo entre assistências) e MTTR (tempo para reparos). Usando a eficiência calculada, o sistema encontra maquinários sub-utilizados ou períodos ociosos e detecta se os recursos estão sendo utilizados eficientemente. Somado a isso, o sistema pode reagir com as ações corretivas correspondentes para incrementar a eficiência do equipamento durante o funcionamento.

O Simatic IT OEE-DTM oferece diversas funções, entre elas o "gerenciamento do Downtime" para calcular os períodos do servidor fora do ar. Usando a "Análise de Distribuição do Downtime", o software realiza a avaliação de eficiência com objetos gráficos. Tarefas de manutenção individuais podem ser definidas para máquinas individuais e os downtimes necessários podem ser corretamente alocados com o uso da função "Fracionamento e Fusão de downtime". A função "Root Cause Analysis", ou Análise de Erros por Abordagem Retrospectiva, ajuda a encontrar as causas de downtime nos equipamentos, previne períodos de ociosidade, identifica rapidamente áreas de produção com performances pobres e melhora continuamente a performance da fábrica.

Autor(es): Usinagem Brasil

facebook      twitter      google+

Tecnologia & Inovação
 Veja todas as noticias e artigos relacionados a Tecnologia & Inovação