Gerador de sinais Um gerador de sinais é um dispositivo elétrico que pode ser utilizado como uma fonte interna de sinal a um circuito. Pode também ser utilizado como uma fonte externa de sinal para um dispositivo através da geração de impulsos de sinal constante ou mantida. O gerador é usado para fornecer um sinal, bem como para medir a quantidade de sinal de que um dispositivo está recebendo. Pode usar tanto digital, bem como circuito analógico para gerar os impulsos que fornece.

Geradores de pulsos também são capazes de fornecer pulsos de baixa tensão e de tensão elevada. Os pulsos gerados irão variar, dependendo da necessidade determinada pelo utilizador. O gerador de pulsos é muitas vezes utilizado internamente para alimentar dispositivos de disparo por tempo dentro de circuitos eletrônicos.

Modelos de equipamentos de geração de sinais mais recentes também são capazes de produzir pulsos de sinal em larguras diferentes e com variadas frequências. Isto permite que eles se adaptem em circuitos que requerem mais de um mecanismo de disparo de cada vez. Este era um problema comum às unidades mais antigas, principalmente devido ao fato de que as unidades mais antigas tinham que caber em um circuito ou em sequência, ou em paralelo, para funcionar adequadamente, o que significa que não pode variar em largura ou em frequência.

Equipamento gerador de sinais

Equipamento gerador de sinais

A largura de um pulso é basicamente outro termo para a duração de tempo em que o sinal de pulso será entregue. A maioria das unidades mais recentes do gerador de impulsos é capaz de produzir durações de pulsos de mais de um minuto para uma fração de segundo. Alguns dos circuitos geradores mais complexos e caros produzem cerca de 30 mil milhões de pulsos dentro de um único segundo. Estes dispositivos são geralmente referidos como geradores de pulso RACE.

Geradores de pulso também podem ser utilizados fora dos circuitos elétricos, principalmente em aplicações de pesquisa em áreas como ciência e tecnologia médica. A maior parte destes dispositivos aplica-se como dispositivos de disparo para circuitos maiores e que operam máquinas automáticas. Eles são excelentes para este fim devido às suas habilidades e capacidades de regulação de tempo dentro do funcionamento de circuitos elétricos.
----------------------------------------------------
Indicador de empresas:
Soluções de publicidade do portal Manutenção & Suprimentos
----------------------------------------------------------------------------

Tais geradores são também utilizados em aplicações de teste. Eles podem ser usados para averiguar se um determinado sinal está atingindo seu destino dentro de um circuito ou para destacar uma fonte de falha dentro de um circuito elétrico. Na maioria dos casos, os testes de geradores de pulsos usam um único diodo de luz, ou LED, para permitir que o utilizador saiba quando a falha no circuito ocorre.

Autor(es):
Editora

facebook      twitter      google+

Elétrica & Eletrônica
 Veja todas as noticias e artigos relacionados a Elétrica & Eletrônica