Sinais de fogoO risco de fogo existe em instalações internas e também em ambientes externos, sejam residenciais, industriais ou comerciais. Um incêndio atinge uma construção por várias razões: mau funcionamento de equipamentos elétricos, descuido no manuseio de produtos inflamáveis, etc.Todas elas ressaltam ainda mais a necessidade da sinalização adequada.

Estes tipos de avisos gráficos informam as pessoas sobre o que elas podem fazer em caso de incêndio. Quando começa o fogo e os alarmes de incêndio disparam, não demora muito para as pessoas perceberem que têm que tomar medidas rápidas e pânico pode ser uma reação comum. Nesse estado, mesmo a mais simples das decisões pode tornar-se difícil e as pessoas acabam fazendo coisas que eles sabem que não são as mais corretas.

Objetivo dos avisos de incêndio é promover a segurança no local

Objetivo dos avisos de incêndio é promover a segurança no local

No caso de uma emergência, os sinais podem desempenhar um papel importante em evitar desespero e fazer as pessoas entenderem o que precisam fazer em relação à segurança.

A importância dos avisos de fogo faz parte de qualquer plano de segurança. Eles devem ser exibidos sempre que necessário, sempre de forma visível para todos, para que possam ser de ajuda máxima para as pessoas quando elas precisam desesperadamente de ajuda.

----------------------------------------------------
Indicador de empresas:
Soluções de publicidade do portal Manutenção & Suprimentos
----------------------------------------------------------------------------

Há diversos sinais em uso, alguns oferecendo uma instrução ao mesmo tempo que prestam múltiplas instruções. Aqui estão três desses sinais.

  • Sinal de ação do fogo: Este tipo de sinal exibe várias instruções para pessoas que enfrentam uma emergência de incêndio, tais como a combinação de símbolos e texto pedindo às pessoas para operar o alarme de incêndio mais próximo, onde é o ponto de encontro, ligar para o Corpo de Bombeiros (incluindo o número), não parar para recolher seus pertences, não usar o elevador, etc.
  • Sinal de fogo químico: A variedade explica sobre um agente químico úmido, sua relação com o fogo e informa sobre quando o produto químico pode ser utilizado de forma segura, como madeira, papel, e têxteis ou não segura para inflamáveis líquidos , gases inflamáveis, etc.
  • Sinal de cobertor antifogo: Este mostra as diferentes situações em que o cobertor antifogo pode ser útil, como para incêndios em cozinhas, envolvendo gordura, roupas queimadas, etc.


Os sinais de incêndio podem ajudar a proteger as pessoas em situações potencialmente fatais. Todos os diferentes tipos de sinais deve ser exibidos claramente para que todos se beneficiem deles.

Autor(es):

facebook      twitter      google+

Segurança do Trabalho
 Veja todas as noticias e artigos relacionados a Segurança do Trabalho