químico industrialExistem várias maneiras para se tornar um químico industrial. Dependendo do cargo que o profissional está interessado em ocupar no início de carreira, pode haver exigências quanto ao grau de escolaridade do interessado. Além dos cursos técnicos em química existentes em todo o território nacional, há também a possibilidade de o futuro profissional cursar a graduação em Química em uma universidade pública ou particular.

Também são extensos os cursos à distância, que emitem um certificado de conclusão e são mais baratos em relação aos cursos presenciais. Outra opção pode ser a de continuar a capacitação profissional com o ingresso em mestrado ou pós graduação, e tornar-se um químico industrial que seja capaz de atuar em cargos de supervisão e coordenação de laboratórios, refinarias, usinas, entre outros setores.

De modo geral, o curso de química inclui princípios da química, análise química, Introdução à Física e química orgânica. Cursos de ciências básicas que ajudam a prepará-lo para o mercado de trabalho em diversas áreas são necessários para formar um bom químico industrial. Outros treinamentos mais específicos podem envolver temas como química industrial moderna, técnicas laboratoriais e química farmacêutica.

A carreira de químico industrial é muito promissora

A carreira de químico industrial é muito promissora

Devido à natureza complexa deste campo, você precisa ter profundo conhecimento em processos químicos orgânicos e inorgânicos, química ambiental e industrial de polímeros. Embora muitas universidades não ofereçam um programa de graduação em química industrial, os futuros empregadores estarão buscando candidatos cuja formação educacional seja fortemente baseada cursos técnicos, que são de rápida formação e oferecem candidatos ao mercado profissional com maior rapidez.

Muitas universidades oferecem oportunidades adicionais de experiência de aprendizagem através de estágios em laboratório na própria instituição de ensino. A conclusão de um estágio de campo relacionado pode ser necessária para quem pretende ingressar em outras empresas, seja como estagiário, trainee ou profissional qualificado. Devido ao tempo variável de estágios, você normalmente deve começar a procurar um estágio em sua área de estudos durante seu segundo ano de graduação.
----------------------------------------------------
Indicador de empresas:
Soluções de publicidade do portal Manutenção & Suprimentos
----------------------------------------------------------------------------

Esta profissão oferece um leque de oportunidades de emprego. Algumas das instituições que podem estar procurando um químico industrial são do setor de administração de alimentos e cosmética, farmacêutica e empresas químicas.

Autor(es):
Editora

facebook      twitter      google+

Carreira Industrial
 Veja todas as noticias e artigos relacionados a Carreira Industrial