coalescedoresUm coalescedor é um dispositivo usado para separar e consolidar componentes distintos de uma mistura - geralmente uma emulsão líquida. Este processo conhecido é como coalescência. Dispositivos deste tipo têm muitas utilizações, mas são empregados, principalmente, em escala industrial nas indústrias de petróleo e de refinação para separar e remover a umidade de misturas de combustível. Um coalescedor mecânico utiliza uma série de filtros ou divisores, conhecidos como defletores, para induzir moléculas de água a se deslocarem de uma mistura. Um coalescedor eletrostático usa fracas cargas elétricas a fim de atrair as moléculas de água para a superfície, onde são filtradas.

As indústrias de petróleo e refino fazem uso extensivo dos coalescedores para remover todos os vestígios de água ou outros contaminantes de produtos de petróleo cru até combustíveis de aviação de alto grau. Muitos veículos terrestres e sistemas de entrega de combustível da aeronave incorporam um ou mais dispositivos coalescentes para remover qualquer umidade que possa estar presente no combustível devido à condensação, ao contato com o ar úmido, ou outros fatores. A maioria dos dispositivos coalescentes é formada por pequenos cartuchos removíveis, sem peças móveis; mas modelos de coalescedores maiores podem ser usados em aplicações industriais.

Coalescedor de auto-limpeza

Coalescedor de auto-limpeza

Os tipos de equipamentos de coalescência trabalham atraindo gotículas minúsculas de água ou outro líquido, possivelmente ainda tão pequenas quanto uma única molécula. À medida que as gotículas são recolhidas, elas são reunidas pela força de atração molecular e tensão superficial. Quando elas atingem um tamanho suficiente, podem ser removidas do sistema por gravidade ou por forças centrípetas. O material a ser separado por um coalescente pode estar na forma líquida ou de vapor, dependendo das substâncias componentes.
----------------------------------------------------
Indicador de empresas:
Soluções de publicidade do portal Manutenção & Suprimentos
----------------------------------------------------------------------------

Um equipamento coalescedor mecânico depende de uma série de elementos, conhecidos como defletores ou filtros, feitos de malha muito fina, que pode ser feita de uma variedade de materiais, incluindo fibras de fibra de vidro. O vapor ou líquido passa através do filtro, e a água é atraída para o material de filtro. Em um coalescente eletrostático, uma carga elétrica fraca é passada através de um dispositivo de recolha, o que confere uma pequena carga que atrai moléculas de água ou de outro material designado para remoção.

Autor(es):
Editora

facebook      twitter      google+

Máquinas & Equipamentos
 Veja todas as noticias e artigos relacionados a Máquinas & Equipamentos