recursos sustentáveisRecursos sustentáveis são aqueles que são aprisionados a uma taxa igual, ou maior, do que a taxa de consumo. Isto pode ser feito tanto por processos naturais, ou por métodos de engenharia humana, muitas vezes, promovidos por uma entidade governamental. Um recurso sustentável pode também ser considerado um recurso cuja utilização não esgota o seu fornecimento, tal como é o caso da energia eólica.

Recursos renováveis e recursos sustentáveis não são a mesma coisa. Ao contrário de um recurso renovável, um recurso sustentável não tem de ser reabastecido rapidamente, enquanto é consumido lentamente. Por exemplo, se o consumo de óleo caiu para um nível que não acabe com o abastecimento em nível mundial, este produto seria considerado um recurso sustentável, embora não seja geralmente considerado como um recurso renovável. Portanto, um recurso sustentável pode ser um produto de consumo, o reabastecimento, ou uma combinação de ambos.

Quando se trata da busca de fontes alternativas de energia, os recursos sustentáveis se tornaram uma área muito importante do estudo. Fontes preferenciais mundiais para a energia estão todas baseadas em combustíveis fósseis - carvão, petróleo e gás natural. Esses recursos normalmente não são abastecidos a taxas muito rápidas e, portanto, são considerados insustentáveis. Uma vez que estes estão esgotados, o abastecimento terá centenas de milhares de anos para se reconstruir, se isto ocorrer de forma total.
Além do fornecimento de energia, os recursos sustentáveis também se aplicam a muitas outras facetas da vida humana.

A energia solar é considerada um recurso renovável e sustentável

A energia solar é considerada um recurso renovável e sustentável

A produção de alimentos pode ser um recurso sustentável ou não sustentável, por exemplo. A pesca fornece uma ilustração deste conceito. A Administração Nacional Atmosférica e Oceânica dos Estados Unidos possui relatórios das 187 espécies de peixes de valor comercial que controla. Mais de 40 delas foram colhidas além do ponto da sustentabilidade. Com as políticas corretas no local certo, no entanto, a pesca pode sustentar-se.

O mesmo pode valer para outras questões como a exploração madeireira e o desmatamento. As árvores podem ser recursos sustentáveis do meio ambiente, mas a fim de assegurá-los, algumas políticas devem ser postas em prática sobre colheita e replantio. Sem essas políticas, é possível que o desmatamento aumente rapidamente até o ponto em que a madeira e outros produtos florestais não serão mais recursos sustentáveis.
----------------------------------------------------
Indicador de empresas:
Soluções de publicidade do portal Manutenção & Suprimentos
----------------------------------------------------------------------------

Os consumidores também podem ajudar a promover práticas que dependem de recursos sustentáveis, ao se informarem sobre os produtos que compram. A população não tem escolha em relação à proveniência da energia que utilizam, mas pode fazer escolhas em relação à comida que come, aos móveis que compra, e talvez até mesmo sobre o tipo de combustível de seus veículos. Por exemplo, escolher o etanol, que vem de açúcar, milho ou outros produtos agrícolas, promove o uso de recursos renováveis.

Autor(es):
Editora

facebook      twitter      google+

Energia
 Veja todas as noticias e artigos relacionados a Energia