Beneficiamento na indústria de mineraçãoNa indústria de mineração, beneficiamento é um processo concebido para melhorar o rendimento de um depósito de minério. Isso aumenta os lucros potenciais disponíveis da atividade, e permite que uma empresa aumente a rentabilidade global de uma mina e de seu negócio em uma área particular. Inúmeros processos são usados para efetivar os objetivos de beneficiamento, e várias empresas que fabricam equipamentos de mineração têm linhas de produtos projetados para ajudar as empresas a obter mais minérios.

O objetivo do beneficiamento é eliminar ineficiência e resíduos, assegurando que o material recuperável possível seja extraído do minério. Diversas técnicas podem ser utilizadas para isso, muitas vezes começando com a moagem do minério em partículas. Uma vez retiradas do solo, as partículas podem ser peneiradas e classificadas para extrair material utilizável e deixar os resíduos de lado. Por exemplo, as partículas podem ser suspensas em água para permitir que vários componentes se separem, tornando mais fácil o acesso ao minério utilizável.

Para obter recursos raros, o beneficiamento é crítico, porque ele tira vantagem de todos os pedaços de material disponíveis. Esta prática também pode fazer uma instalação de mineração marginal mais prática do que poderia ser, e pode de fato ser aproveitada para extrair minério de uma mina que se acreditava estar esgotada. O potencial para a beneficiação também é considerado quando se avalia sítios de minas em perspectiva, para determinar se os custos de operação da mina serão compensados ou não pelos produtos da mina.

Beneficiamento em mineração de magnetita

Beneficiamento em mineração de magnetita

Pessoas preocupadas com o desenvolvimento sustentável e as práticas empresariais éticas também usam o "beneficiamento", mas de uma forma ligeiramente diferente. Ao invés de isto significar que o potencial máximo de um recurso tem sido explorado, o beneficiamento refere-se a práticas de negócios que beneficiem as comunidades onde os produtos são extraídos, colhidos, e produzidos. Historicamente, as grandes empresas tendem a entrar as pequenas comunidades, captar seus recursos, e depois sair, sem qualquer benefício para a população.
----------------------------------------------------
Indicador de empresas:
Soluções de publicidade do portal Manutenção & Suprimentos
----------------------------------------------------------------------------

Esta prática de exploração de uma comunidade sem beneficiamento tornou-se desaprovada como forma de exploração dos povos e dos governos nacionais, tornando cada vez mais popular o sistema de beneficiamento. Desse modo, a empresa promove ações, como mover algumas de suas operações para o país onde o produto é colhido ou extraído, devolvendo à comunidade algumas vantagens, além de gerar mais oportunidades de trabalho a fim de manter os lucros e benefícios no país.

Autor(es):
Editora

facebook      twitter      google+

Mineração
 Veja todas as noticias e artigos relacionados a Mineração