Tipos de matérias-primas de pinturaOs ingredientes usados para fazer tinta variam amplamente, dependendo do local onde esses produtos serão aplicados, normas ambientais e os recursos disponíveis. Normalmente, matérias-primas de pintura podem ser classificadas em categorias específicas. Todas as tintas, desde as que servem em acabamentos interno e externo até os produtos de pintura de veículos, requerem um pigmento, uma resina, um solvente, e certos aditivos para melhorar as propriedades de várias substâncias. As matérias-primas utilizadas para cada um destes componentes varia de acordo com a disponibilidade, custo-eficácia e o impacto ambiental.

Para entender as matérias-primas usadas em produtos de pintura, é necessário primeiro compreender o propósito de cada um dos componentes. Pigmentos ou corantes proporcionam a cor à tinta. Resinas são aquelas substâncias usadas para ligar a tinta a uma superfície particular, após a secagem. Os solventes evitam que a tinta seque antes da sua aplicação, mantendo a resina e os pigmentos com capacidade para formar uma película. Os aditivos variam, dependendo da aplicação específica para a qual a tinta é misturada, mas aprimoram a facilidade com que a tinta se espalha.

No início, os materiais de pintura, tais como aqueles usados nos tempos antigos para criar desenhos em cavernas e hieróglifos egípcios, foram as substâncias naturalmente presentes. As plantas, insetos, e animais, bem como pedras em pó, minerais e outros materiais, desde a maior parte dos pigmentos primas e resinas. A água foi o solvente mais comum. Alguns aditivos, tais como farinha ou outros materiais orgânicos, foram adicionados para engrossar a pintura ou proporcionar textura uma vez que a tinta estivesse seca.

Corantes para adição de cor em tintas

Corantes para adição de cor em tintas

Tintas e suprimentos de pintura produzidos comercialmente usam produtos químicos e metais pesados como matérias-primas da pintura. Produtos químicos de óleo ou à base de petróleo são utilizados para pigmentos, solventes, resinas e aditivos. Compostos como carbonato de cálcio e de magnésio produzem silicato de cor variada quando combinados com compostos primários, tais como dióxido de titânio para a tinta branca.

Derivados de uretano são comumente utilizados em tintas de esmalte, atuando como uma resina ou solvente. Compostos de emulsão de água e acrílico são comumente utilizados em tintas de látex como solvente e resina.
----------------------------------------------------
Indicador de empresas:
Soluções de publicidade do portal Manutenção & Suprimentos
----------------------------------------------------------------------------

Muitos materiais utilizados em produtos orgânicos também são usados em produtos de pintura comercial. Por exemplo, o óxido de ferro é usado na tinta orgânica e na tinta comercial, muitas vezes para produzir tons de cor vermelha. Calcário e outros minerais são comumente empregados em ambos os tipos de pintura, embora a produção de pintura comercial geralmente requeira um processamento adicional de alguns minerais e outras matérias-primas. Devido à produção de grandes lotes, as matérias-primas utilizadas devem atender a certos padrões para garantir consistência e pureza do produto final de pintura.

Autor(es):
Editora

facebook      twitter      google+

Suprimentos Industriais
 Veja todas as noticias e artigos relacionados a Suprimentos Industriais