Usiminas avança mais um passo na tecnologia siderúrgica mundialEmpresa assina com a Nippon Steel contrato de transferência de tecnologia siderúrgica mais avançada.

A Usiminas ficou mais um passo à frente em tecnologia no setor siderúrgico brasileiro. A siderúrgica assinou com a Nippon Steel Corporation (NSC) um contrato de transferência de tecnologia siderúrgica mais avançada (TA-VI), com as presenças do presidente da Usiminas, Rinaldo Campos Soares, e do presidente da siderúrgica japonesa,

Akio Mimura, que visita o Brasil.

A solenidade foi realizada em Ipatinga, no Vale do Aço mineiro, onde está localizada a Usina Intendente Câmara da Usiminas. Durante o encontro, os dois presidentes pintaram o olho do Daruma (boneco que veio do Japão e que simboliza o desejo de se obter sucesso em um negócio).

O contrato é o mais avançado, em termos de assistência técnica geral, já realizado no Brasil pela Nippon Steel, sua fornecedora tradicional, desde a década de 60.

Nos cinco anos de duração do novo contrato, missões com assessores técnicos japoneses virão ao Brasil para repassar conhecimento nas áreas de processos e produtos, e equipes de técnicos da Usiminas irão até o Japão realizar treinamentos.

Com o TA-VI, a Usiminas fica mais competitiva frente às outras siderúrgicas brasileiras. De acordo com o presidente da siderúrgica, Rinaldo Campos Soares, a NSC é uma referência tecnológica na siderurgia mundial e com este contrato, a Usiminas reforça sua estratégia de desenvolvimento tecnológico.

Segundo ele, o contrato leva em conta a real necessidade tecnológica da Usiminas no seu planejamento de médio-longo prazo.

De acordo com o gerente de Transferência de Tecnologia da Usiminas, Luiz Octávio Barros de Souza, a Usiminas evoluiu nos contratos de assistência técnica, ao longo dos últimos 30 anos, até chegar neste estágio mais avançado que é o TA-VI.

Este contrato, afirma Luiz Octávio, trará uma novidade que é o acompanhamento de resultados operacionais vinculados à implantação de

recomendações técnicas resultantes das atividades de assessoria e treinamento a serem realizadas ao longo do Contrato. "Nós vamos poder conferir a efetividade da assistência técnica prestada e acompanhar os ganhos reais obtidos pela empresa", pontuou.

O contrato possui 13 tópicos específicos que serão trabalhados ao longo de cinco anos. Os principais temas serão: operação e manutenção dos altos-fornos, das sinterizações, das coquerias, convertedores BOF e metalurgia secundária, das máquinas de lingotamento contínuo, da linha de chapas grossas, da linha de tiras a quente e das linhas de laminação a frio;controle e garantia de qualidade, energia, manutenção central, meio

ambiente e sistemas de computadores de processo e instrumentação complementam o escopo do contrato.

A Nippon Steel tem sido a principal parceira da Usiminas em termos de compra de assistência técnica e treinamento, cujo modelo de transferência também tem contribuído, significativamente, para a formação e enriquecimento da Cultura Usiminas que é a simbiose entre as culturas japonesa e mineira. Como base dessas culturas estão a disciplina e a dedicação, a busca contínua de melhores resultados, simplicidade, humildade, austeridade e pioneirismo.

Autor(es): Assessoria de Imprensa da Usiminas

facebook      twitter      google+

Empresas
 Veja todas as noticias e artigos relacionados a Empresas