Utilizações das ligas de ouro

Utilizações das ligas de ouroPara a maioria das aplicações do ouro, o metal puro é fraco demais sozinho. Sua resistência à tração é menos do que 20.000 psi (138 megapascais) quando recozido. Para endurecer o material, a adição de elementos (como cobre, prata, níquel, paládio e zinco) resulta em ligas de ouro.

O ouro puro tem coloração amarela-clara e as cores diferentes vistas, como o vermelho, branco e verde, são fruto da mistura com outros metais. A cor final depende do metal e da quantidade adicionada.

Utilizações industriais de ouro dependem primeiramente da resistência à corrosão e, secundariamente, da força das ligas e do tratamento térmico posterior. Muitas ligas utilizadas em odontologia contêm ouro, prata, cobre e pequenas quantidades de platina e de paládio. Essas ligas podem ser tratadas termicamente para desenvolver forças acima 150.000 psi (1,0 gigapascal). O último, inclusive, tem ótimas propriedades de mola.

—————————————————-
Indicador de empresas:
Soluções de publicidade do portal Manutenção & Suprimentos
—————————————————————————-

Ligas deste tipo também têm muitos usos elétricos como contatos, especialmente quando o atrito estiver envolvido. Eletroplacas de ouro, muitas vezes finas, são empregadas em condutores de alta frequência, como aqueles em equipamentos de radar, por causa da elevada condutividade elétrica e resistência. Pela mesma razão, o ouro aparece na construção de diversos transistores, microcircuitos, circuitos impressos e circuitos integrados. A maioria dos dispositivos é tão pequena que o custo de ouro é relativamente baixo.

O ouro é um condutor altamente eficiente, que pode levar estas correntes minúsculas e permanecer livre de corrosão. Componentes de elétrica e eletrônica feitos com ouro são altamente confiáveis.

Cores diferentes do ouro são resultado da combinação com outros metais, as chamadas ligas

Cores diferentes do ouro são resultado da combinação com outros metais, as chamadas ligas

O metal é usado em conectores, contatos de comutação e de revezamento, juntas soldadas, fios de ligação e em tiras de conexão. Uma pequena quantidade de ouro é usada em quase todos os dispositivos eletrônicos sofisticados, inclusive em telefones celulares, calculadoras, tablets, unidades de sistema de posicionamento global (GPS) e outros pequenos dispositivos eletrônicos.

A maioria das grandes aparelhos eletrônicos, como aparelhos de televisão, também tem ouro em sua composição. Um desafio com o uso de ouro em quantidades muito pequenas em dispositivos eletroeletrônicos é a perda do metal. Quase um bilhão de telefones celulares são produzidos a cada ano e a maioria deles contém cerca de 50 centavos de dólar de seu valor em ouro. Sua vida média é de menos de dois anos e muito poucos são descartados corretamente para reciclagem hoje em dia. Embora a quantidade de ouro seja pequena em cada dispositivo, a somatória dos números se traduz em uma grande quantidade de ouro não reciclado.

Como o ouro não oxida quando aquecido em ar, compostos de ouro apropriados podem ser decompostos por calor para libertar o metal. Compostos deste tipo são utilizados na decoração de porcelana e também para a produção de impressos de circuitos elétricos em cerâmica. Estes materiais, conhecidos como ouros líquidos brilhantes, são aplicados sob a forma de verniz, que é seco e, em seguida, aquecido até ficar vermelho, deixando uma película fina de ouro firmemente ligada à cerâmica subjacente.

<

Nenhum comentário

Deixe um comentário

Login

Welcome! Login in to your account

Remember me Lost your password?

Lost Password