Compactador de placa vibratória

Compactador de placa vibratóriaEm canteiros de obras, bem como em unidades de mineração, um dos equipamentos mais comuns utilizados para a compactação do solo ou compactação de outras partículas finas é o compactador de placa vibratória. Esta máquina pode também ser usada em asfalto e em certos tipos de projetos de pavimentação. O equipamento de compactação dispõe de uma placa plana e ampla, sendo montado na parte inferior do suporte de um motor. A placa faz contato direto com o chão, e quando a máquina está ativada, a placa irá vibrar a uma alta taxa de velocidade a fim de criar a força centrífuga para a compactação de materiais.

Existem vários modelos de máquinas compactadoras de placa vibratória, e o melhor design para uma aplicação específica irá depender do tipo de trabalho a ser feito. Modelos menores permitem o fácil controle da máquina, além de sua portabilidade. Tal máquina é adequada para projetos de menores dimensões, que exigem a compactação em uma quantidade limitada de espaço.

Também é adequado para o trabalho de detalhe em projetos maiores. Para fornecer forças mais elevadas de compactação ou para cobrir áreas maiores, um compactador de maior placa pode ser montado em uma escavadeira. A escavadeira é uma grande peça de maquinaria pesada com um braço de lança hidráulica que pode mover o compactador excepcionalmente pesado com facilidade e precisão.

Modelo de compactador portátil

Modelo de compactador portátil

Quando a máquina é utilizada para a compactação de asfalto, um dos problemas a ser contornado é a aderência ou a adesão do material de asfalto no fundo da placa. Isto pode levar a danos do asfalto, atrasando um projeto. Para resolver este impasse, alguns modelos de compactadores de placa vibratória contam com um sistema de aspersão que irá manter o fundo da placa molhada durante a utilização. Uma placa molhada é menos provável de reter o asfalto, impedindo assim diversos danos e atrasos.
—————————————————-
Indicador de empresas:
Soluções de publicidade do portal Manutenção & Suprimentos
—————————————————————————-
Embora o peso da máquina seja necessário para fornecer a compactação adequada, isto também pode ser considerado uma das desvantagens em relação ao compactador. A máquina pode ser difícil de transportar, especialmente quando é desligada, e irá, normalmente, requer duas pessoas para transportar a máquina de um local a outro. Uma vez que a máquina é ligada, as vibrações da placa fazem com que o movimento da máquina seja razoavelmente fácil.

<

Nenhum comentário

Deixe um comentário

Login

Welcome! Login in to your account

Remember me Lost your password?

Lost Password