Tipos de teste de abrasãoTeste de abrasão é um procedimento-padrão utilizado na indústria para estudar a resistência de um produto a danos e desgastes causados pela abrasão. Várias técnicas são usadas para testes em laboratórios, mas há alguns básicos que são considerados normas internacionais. A estes testes é dada a designação ASTM, que indica que os métodos foram desenvolvidos pela ASTM International, uma organização de padrões internacionais de fabricação.

A avaliação é utilizada em uma variedade de produtos fabricados para testar a resistência à abrasão em materiais tais como tintas, adesivos, tecidos e metais.

Dois métodos comuns são o teste de pino e teste de areia seca/borracha em aparelhos de roda. Para os testes de pino, um pino de rotação viaja ao longo de um caminho de desgaste fixo para produzir abrasão sobre a superfície.

----------------------------------------------------
Indicador de empresas:
Soluções de publicidade do portal Manutenção & Suprimentos
----------------------------------------------------------------------------


A técnica de areia seca/borracha usa um aparelho com uma roda giratória que é posicionada a uma distância definida da peça de teste. Areia seca é, então, introduzida no espaço entre a roda e a amostra, que flui no mesmo sentido que o movimento giratório. A areia seca usada tem um tamanho de grão e composição uniformes, para assegurar qualidades abrasivas consistentes durante o procedimento de teste.

Um exemplo de teste de pino é o Método de Teste Padrão de Resistência à Abrasão para tecidos revestidos, ou ASTM D3389, usado para medir a resistência à abrasão de pano de plástico ou de borracha. Este teste mede o desgaste ou a perda de massa de revestimento de um tecido resultante da interação com um pino de rotação. Medições cuidadosas do peso do material e espessura são feitas antes do teste e comparados com as medições resultantes após o procedimento de teste ser concluído.

Normas internacionais regem testes industriais de abrasão

Normas internacionais regem testes industriais de abrasão

O G132 ASTM é chamado de “duplo pino”, já que utiliza dois pinos montados perpendicularmente ao produto de teste e um produto de controle com fator de resistência conhecida.

Para este teste, os materiais de amostra e de controle são pesados antes do teste. Os pinos percorrem um caminho contínuo, criando o desgaste na superfície dos materiais. Quando o teste é concluído, ambas as peças são removidos da máquina de ensaio e pesadas novamente; a consequente perda de peso é medida usando uma fórmula que inclui salvaguardas contra variações das propriedades abrasivas dos pinos.

O Método de Teste Padrão para medição de resistência à abrasão Usando a areia seca/roda de borracha, também conhecido como ASTM G65, mede a perda de massa ou volume causada pela abrasão da areia seca.

O teste é realizado através da introdução de um fluxo de areia no espaço entre a amostra a ser testada e uma roda de borracha de fiação. O técnico de laboratório de testes e, em seguida, mede a massa resultante ou perda de volume na amostra do produto. Este teste é comumente utilizado para testar a resistência à abrasão de superfícies duras para revestimentos, tais como pintura, e para testar produtos sólidos, incluindo metal, plástico ou cerâmica.

Autor(es):

facebook      twitter      google+

Suprimentos Industriais
 Veja todas as noticias e artigos relacionados a Suprimentos Industriais