Refrigeração por compressão de vaporRefrigeração por compressão de vapor é um sistema de arrefecimento que utiliza um líquido circulante de refrigerante para absorver e remover o calor de um espaço que necessita de arrefecimento. Em qualquer processo de refrigeração, o calor é transferido de uma região a outra com a ajuda de um agente externo. No sistema de refrigeração de compressão de vapor, o agente externo é um compressor. Outros sistemas de refrigeração utilizados são de gás, de vapor de refrigeração de absorção e de refrigeração de vórtice. Refrigeração por jato de vapor de água, arrefecimento magnético e refrigeração termoelétrica são alguns dos sistemas de arrefecimento usados para aplicações específicas.

Este ciclo particular de refrigeração contém quatro componentes principais, que são o compressor, o evaporador, um condensador e a válvula reguladora de pressão. O evaporador é responsável tanto pela absorção quanto pela remoção de calor. O refrigerante líquido entra no evaporador numa condição de pressão muito baixa e baixa temperatura, é muito mais frio do que o espaço que necessita de refrigeração. Esta mistura fria entra nos tubos ou bobinas do evaporador. O ar quente dentro do espaço fechado é ventilado através dos tubos que transportam o líquido refrigerante extremamente frio.

Como resultado deste contato, a parte líquida do fluido refrigerante se evapora. O ar que circula torna-se mais frio. A temperatura no espaço fechado cai até atingir a temperatura desejada. O refrigerante sai do evaporador em uma forma de vapor sobreaquecido ligeiramente, e ele entra no compressor. O compressor comprime o vapor a uma pressão mais elevada, o que resulta também em uma temperatura maior. O aumento de calor é devido a alguma energia utilizada no processo de compressão para transferência de vapor.

Tipo industrial de equipamento de refrigeração por compressão de vapor

Tipo industrial de equipamento de refrigeração por compressão de vapor

O vapor superaquecido deixa o compressor e entra no condensador, onde é arrefecido com o auxílio de água resfriada ou de ar. O calor do vapor é transferido e levado pela água ou ar no condensador. O fluido refrigerante sai do condensador como um líquido de alta pressão, e sua pressão é, em seguida, reduzida com o auxílio da válvula de estrangulamento.

Alguns jatos de líquido evaporam devido à redução súbita de pressão. O regulador de pressão não só reduz a pressão do fluido refrigerante, mas também controla o seu fluxo para o evaporador, a fim de que comece o novamente. Para resumir, o calor é absorvido e removido do espaço que necessita de arrefecimento pelo refrigerante que circula no evaporador dentro do sistema de refrigeração de compressão de vapor. Este calor é processado no interior do condensador, onde o ar de arrefecimento ou a água transfere o calor para outro lugar.
----------------------------------------------------
Indicador de empresas:
Soluções de publicidade do portal Manutenção & Suprimentos
----------------------------------------------------------------------------

Refrigeradores e congeladores domésticos e outros equipamentos são exemplos de onde é aplicado um sistema de refrigeração de compressão de vapor. É usado comercialmente para ar-condicionado, hotéis, escritórios e residências privadas. Automóveis, trens, caminhões, entre outros, contam com os sistemas de refrigeração de compressão de vapor. Também implantado em uma base larga escala em fábricas de processamento e refinarias, o sistema é barato e maduro. A eficiência dos sistemas de vapor de compressão de refrigeração pode atingir 60%.

Autor(es):
Editora

facebook      twitter      google+

Máquinas & Equipamentos
 Veja todas as noticias e artigos relacionados a Máquinas & Equipamentos