filtro de PIUm filtro de PI é utilizado em circuitos eletrônicos que necessitam que o sinal de saída seja reduzido na presença de ruído e de quaisquer outras frequências indesejadas. O nome técnico para o filtro PI é o filtro capacitor de entrada. Este nome é indicativo da função primária do filtro e dos elementos elétricos que o próprio filtro utiliza para realizar a sua função.

A primeira metade do nome, capacitor, é uma referência direta aos dois terços da construção do filtro. O filtro é composto principalmente por dois condensadores e um indutor. O nome “capacitor de entrada” é derivado da ação que ocorre quando o sinal é passado através do primeiro condensador e do indutor.

Como um sinal de entrada para o filtro de PI, a largura das frequências da banda se encontra no primeiro condensador. Isto reduz a largura de banda, proporcionando uma baixa capacitância contra o sinal. A largura de banda reduzida é então enviada para o indutor, que concede energia para passar através do segundo condensador e é liberada como um sinal de saída, mesmo na largura de banda reduzida.

A capacidade do filtro PI para utilizar tanto o condensador quanto os elementos do circuito indutor torna este tipo particular de filtro ativo vantajoso. Ele é geralmente usado quando a ondulação de um sinal ou correntes AC e DC dentro do sinal são encontradas para interferir uns com os outros. Esta interferência, por vezes, faz com que haja ruído em um circuito elétrico.

Filtro PI com capacitores em paralelo

Filtro PI com capacitores em paralelo

A colocação do condensador na entrada é utilizada para evitar a continuação da corrente AC através do filtro. Ao mesmo tempo, o indutor fornece a quantidade de corrente DC apropriada de indutância para estabilizar o sinal DC através do circuito. A corrente elétrica AC que é filtrada através do primeiro condensador é enviada através do segundo, o que permite que a corrente DC estabilizada seja enviada como sinal de saída com uma corrente alternada filtrada, sendo permitido passar quando necessário.
----------------------------------------------------
Indicador de empresas:
Soluções de publicidade do portal Manutenção & Suprimentos
----------------------------------------------------------------------------

A utilização dos dois tipos diferentes de filtros - o de capacitância e de indutância - permite que o filtro de PI possa operar de forma mais eficiente. Ele fornece controle para praticamente qualquer circuito que requer uma quantidade reduzida de ondulação ou ruído no sinal de entrada. Estes tipos de filtros são mais comumente utilizados em circuitos de transformador, porque eles são capazes de filtrar um tipo de sinal de outro.

Autor(es):
Editora

facebook      twitter      google+

Elétrica & Eletrônica
 Veja todas as noticias e artigos relacionados a Elétrica & Eletrônica