Produto interno brutoO produto interno bruto, ou PIB, é um meio de medir o sucesso econômico de um país. Ele é determinado pelo cálculo de produção econômica de um país, ou o quanto ele tem produzido, ao longo de um ano, permitindo que esse país possa comparar o seu sucesso em relação a anos anteriores e a outros países.

O produto interno bruto é calculado com base em quatro tipos de valores gastos ou despesas. O primeiro desses gastos é o consumo pessoal, e é o aspecto mais importante quando se descobrir o PIB de um país. Esta é uma soma total de todos os bens e serviços produzidos e comprados em um país.

A segunda despesa é o investimento, que inclui o dinheiro disponível, mas não as vendas, inventários e ativos fixos. Os ativos fixos são prédios, máquinas e outras coisas necessárias para a execução de empresas que não estão prontamente disponíveis para serem transformadas em dinheiro.

O terceiro aspecto que é calculado no valor total do PIB são as compras governamentais. Este número é alcançado, tendo o montante total de dinheiro gasto pelo governo, subtraindo-se todo o dinheiro que ia para pagamentos, tais como custos de bem-estar custos e desemprego. O número final que vai para o cálculo do PIB de um país é o valor das exportações líquidas, ou a quantidade de bens e serviços que foram disponibilizados em outros países. Este número é alcançado levando o número total de exportações e subtraindo o número total de importações.

PIB

Produto interno bruto

O produto interno bruto de um país é bastante preciso para determinar o quanto um país está crescendo, mas tem deficiências. A mais importante dessas deficiências é que o PIB não leva em consideração a qualidade de vida das pessoas que vivem no país. Também não há forma de medir a distribuição da riqueza no país.
----------------------------------------------------
Indicador de empresas:
Soluções de publicidade do portal Manutenção & Suprimentos
----------------------------------------------------------------------------

O produto interno bruto foi uma idéia desenvolvida durante a Segunda Guerra Mundial com a finalidade de medir a produção de guerra, e na verdade nunca foi feito para ser usado como uma ferramenta para o cálculo da riqueza de um país. Desde aquela época, no entanto, tornou-se um dos mais importantes índices de crescimento da economia, como forma de discutir a saúde econômica de um país.

Autor(es):
Editora

facebook      twitter      google+

Economia
 Veja todas as noticias e artigos relacionados a Economia