Diferença entre produção e fabricação

Diferença entre produção e fabricaçãoProdução e fabricação são conceitos que, aparentemente, são muito claros para nós. Geralmente, não fazemos nenhuma tentativa de questionar porque existem unidades fabris, enquanto há também unidades de produção. Por que é chamado a produção de leite e fabricação de peças de automóveis e por que não é de fabricação de leite e produção de peças de automóveis? Existe alguma diferença entre as duas palavras ou é apenas uma questão de semântica?

Manufatura (ou fabricação) é um processo que utiliza máquinas e mão-de-obra para produzir bens que são vendidos aos consumidores finais.

Fabricação é um termo genérico, usado tanto por empresas de escala muito pequena, como uma padaria, até um grande fabricante de aeronaves. As tintas são sempre fabricadas e unidades de fabricação de produtos químicos são também chamados de unidades fabris. Qualquer empresa envolvida em manufatura é sempre referida como uma unidade de produção.

Pode parecer um pouco surpreendente, mas existem unidades de fabricação de carros que, às vezes, aparecem nas estatísticas como produtoras de carros.

—————————————————-
Indicador de empresas:
Soluções de publicidade do portal Manutenção & Suprimentos
—————————————————————————-

Fazer uso de matérias-primas para transformá-lo em um produto acabado é denominado produção. Quando algo tangível é tomado como matéria-prima e transformado em um bem final, é chamado de processo produtivo.

No entanto, a produção também é utilizada para carne e aves e há relatos que falam em termos de produção de carne bovina e maior produção de ovos. Todos os recursos naturais, como minérios, são sempre extraídos, mas o petróleo é considerado como um bem produzido e por isso, sempre fala-se sobre a produção de petróleo.

Carvão é um extraído a partir da mineração, ou seja, é produzido, e não fabricado

Carvão é um extraído a partir da mineração, ou seja, é produzido, e não fabricado

O aço é produzido, e não fabricado, devido ao fato de que a produção de aço envolve fazer uso do ferro como matéria-prima e, em seguida, transformar em aço acabado.

Qual é a diferença entre Fabricação e Produção?

Manufatura ou fabricação é um processo de utilização de máquinas e mão-de-obra para produzir bens que são vendidos aos consumidores finais. Fazer uso de matérias-primas para transformá-los em um produto acabado é denominado como produção.

Uma mina de carvão produz carvão, já que não há fabricação envolvida para que haja produção de carvão.

Ferro, quando é utilizado como uma matéria-prima e convertido em um novo produto chamado de aço, o processo é denominado como a produção e não fabricação.

Petróleo não é fabricado. Mesmo que seja um recurso natural, fala-se em termos de produção de petróleo.

Em uma fábrica de automóveis, os carros são fabricados, mas a produção total é sempre mencionado como a produção de carros.

<

Nenhum comentário

Deixe um comentário

Login

Welcome! Login in to your account

Remember me Lost your password?

Lost Password